Bispo Emérito Dom José Maria morre aos 89 anos

72

Dom José Maria Libório Camino Saracho, bispo emérito de Presidente Prudente, faleceu no início da tarde desta segunda-feira (30/08), diagnosticado com o quadro de pneumonia. Atuou na Diocese durante seis anos.

O velório ocorrerá a partir das 9h30 da manhã do dia 31 de agosto, na Catedral São Miguel Arcanjo da Diocese de São Miguel Paulista, São Paulo (SP). Às 14h, será celebrada a Missa de corpo presente O sepultamento será logo em seguida, no túmulo da própria Catedral.

História

Filho de Victor Camino Chavarri e de Maria Saracho, José Maria nasceu em Santurce, no país Basco, em 13 de novembro 1931. Fez seus estudos básicos no Seminário Menor de Castillho-Elejabeitia e de Vitoria-Gasteiz, ambos na Espanha.

Dom José Maria Libório Camino Saracho, bispo emérito de Presidente Prudente, faleceu no início da tarde desta segunda-feira (30/08), diagnosticado com o quadro de pneumonia. Atuou na Diocese durante seis anos.

Apoio:


Cursou Filosofia e parte de Teologia no Seminário de Vitória, completando os estudos de Teologia no Seminário de Dério, na Espanha. Em seguida, foi para o Seminário da Diocese de Bilbao, também na Espanha. Possui títulos universitários em Filosofia, Teologia, Ciências Sociais e Direção Empresarial.

Dom José Maria foi ordenado presbítero no dia 6 de julho de 1958, na Nuestra Señora de Begoña, em Bilbao. No mesmo ano, até 1967, foi prefeito de disciplina e professor no Seminário de Derio, na Espanha.

No dia 13 de novembro de 1966, dia em que completou 35 anos, chegou como missionário independente no Brasil. Durante um período, ficou residindo na casa paroquial de Itaquera, Zona Leste de São Paulo (SP), cujo pároco, padre Juan Zumalde, era também oriundo do país Basco.

Ao todo foram 35 anos dedicados integralmente a população da Zona Leste de São Paulo (SP).

Presidente Prudente

Após três anos como bispo auxiliar de São Miguel Paulista (SP), foi nomeado novamente pelo papa João Paulo II para atuar como bispo diocesano de Presidente Prudente, no dia 20 de fevereiro de 2002.

Tomou posse na Catedral de São Sebastião de Presidente Prudente (SP) em 7 de abril de 2002, se tornando o 4° bispo da Diocese. Seu mandato foi até o ano de 2008.

Após sete anos que ficou emérito, Dom José Maria voltou a residir em São Miguel Paulista. Mesmo com a idade avançada, ele permaneceu celebrando a Eucaristia na Comunidade de São José Operário, na mesma região.

A última vez que Dom José Maria esteve na Diocese de Presidente Prudente foi em setembro de 2019, onde concelebrou a Santa Missa de criação da Paróquia São Miguel Arcanjo, no bairro Parque Residencial Damha, em Presidente Prudente (SP), Igreja na qual se emprenhou em construí-la. No dia seguinte, presidiu a Missa Solene do Dia de São Miguel Arcanjo, na mesma comunidade.

Principais obras na Diocese de Presidente Prudente

– Construiu a nova Cúria Diocesana com a finalidade de centralizar num só espaço a administração diocesana.

– Criou a 4ª Região Pastoral, totalmente desmembrada da 3ª Região Pastoral;

– Implantou o Projeto Missionário Diocesano, com o objetivo de fortalecer a vida e a fé das comunidades de assentados, por meio da evangelização e catequese.

– Realizou campanha para a aquisição de um caminhão para a cooperativa dos trabalhadores de produtos recicláveis de Presidente Prudente (SP).

– Transferiu de Santo Anastácio (SP) para Presidente Prudente (SP) e ampliou a Rádio da Diocese, que passou a chamar-se “Rádio Onda Viva”.

Dom José Maria foi o responsável por transferir a Rádio Diocesana para Presidente Prudente e ampliá-la (Polienteia / Reprodução)

– Formou a Equipe Diocesana de Comunicação (EDC) com o objetivo de gerenciar e fomentar os meios de que a Diocese dispõe: Rádio AM 1300; Jornal “Anúncio”, Colunas Diocesanas nos jornais locais “O Imparcial”, “Oeste Notícias”, Informativo “A Diocese” e o site.

– Reformou totalmente o Seminário Diocesano e a Casa de Encontros, anexa a este e que passou a chamar-se Centro de Formação.

– Dom José também não mediu esforços para ajudar na construção de novas igrejas e espaços de formação nas paróquias da Diocese.

– Ajudou concretamente o início das obras do Santuário de Santo Expedito, Santuário de Santa Teresinha, Paróquia São Lucas, Paróquia N. Sra. de Fátima (Pres. Prudente), Paróquia São José (Álvares Machado), Paróquia N. Sra. Aparecida (Parque dos Pinheiros), Santa Teresinha (Marabá Paulista), N. Sra. do Carmo (Pres. Prudente), Santa Rita (Pres. Prudente), Paróquia São José (Euclides da Cunha), salão da Catedral de Pres. Prudente.

Dom José Maria em frente da construção da Paróquia São Miguel Arcanjo de Presidente Prudente (Paróquia São Miguel Arcanjo / Arquivo)

– Ordenou dezesseis (16) padres, fruto do trabalho dos nossos seminários menor e maior.

– Oficializou na Diocese a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e empenhou-se em colocá-la em prática, principalmente no Pontal do Paranapanema. Por sua luta e engajamento social logo passou a responder pela Comissão Pastoral da Terra do Estado de São Paulo.

Quadro de Saúde

No dia 5 de agosto, precisou ser internado no Hospital Santa Maggiore, no mesmo município, para realizar uma cirurgia na vesícula. Após algumas semanas, passou pela cirurgia, porém o seu estado de saúde piorou. No início dessa segunda-feira, a Diocese de Presidente Prudente recebeu a triste notícia do seu falecimento, diagnosticado com pneumonia.

Fonte: Com informações da Diocese de Presidente Prudente

COMENTÁRIOS