A partir da 0h00 desta terça-feira, 25 de novembro, quatro novos radares de controle de velocidade passam a operar em rodovias estaduais não concedidas na região de Presidente Prudente. Os equipamentos foram instalados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) em trechos considerados estratégicos para a segurança viária.
Os novos pontos de fiscalização estão distribuídos da seguinte forma:
-
Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes (SP-457) – km 59,898 – sentido norte/sul – Rancharia
-
Rodovia Júlio Budiski (SP-501) – km 11,110 – sentido norte/sul – Álvares Machado
-
Rodovia Júlio Budiski (SP-501) – km 25,927 – sentido norte/sul – Presidente Prudente
-
Rodovia Júlio Budiski (SP-501) – km 44,188 – sentido norte/sul – Santo Expedito
Em todos esses trechos, o limite de velocidade é de 60 km/h, tanto para veículos leves quanto para caminhões e ônibus. A partir do início da operação, os motoristas flagrados acima da velocidade permitida serão automaticamente autuados.
Os radares integram o contrato do Edital nº 145/2023, que prevê a instalação de 649 equipamentos em pontos estratégicos das rodovias estaduais não concedidas. O mapeamento técnico que define os locais considera fatores como histórico de acidentes, registros de excesso de velocidade, características da via, pontos críticos e até áreas com travessia de fauna.
O DER-SP informou ainda que outros equipamentos previstos no edital estão em fase de implantação, testes e homologação, devendo entrar em operação nos próximos meses.





