O que são as “pedras elétricas” da República Democrática do Congo?

53

Um vídeo viralizou nas redes sociais mostrando dois homens manuseando uma rocha de aparência metálica na República Democrática do Congo. Ao conectar as duas extremidades de um fio à rocha, uma luz se acende, indicando que a pedra está carregada eletricamente. A natureza do material e a origem da carga gerou dúvidas pela internet.

A columbita e a tantalita são as fontes de dois importantes elementos para a fabricação de eletrônicos: respectivamente, o nióbio e o tântalo. A República Democrática do Congo é o país que mais possui reservas destes minérios no mundo.

O que é o Coltan?

Fonte de elementos fundamentais na indústria de eletrônicos, o Coltan fornece o nióbio, cujas aplicações incluem ligas metálicas avançadas, utilizadas na indústria espacial e na biomédica, por exemplo. O tântalo também pode compor ligas semelhantes, mas sua principal aplicação é na fabricação de capacitores para computadores, celulares e outros eletrônicos.

A República Democrática do Congo possui um complexo contexto socioeconômico decorrente da exploração de reservas minerais no país e, nelas — especialmente nas de Coltan —, é usada mão de obra infantil e em condições de semiescravidão.

Apoio:


ASSISTA AO VÍDEO:

 

COMENTÁRIOS