Confira os “riscos ocultos” de acidentes elétricos dentro de casa, segundo a Energisa

Você costuma pausar a lavadora e manusear as roupas enquanto a máquina está na tomada e cheia de água? Costuma utilizar o secador de cabelo dentro do banheiro?

Improvisa na extensão para ampliar o alcance da lavadora de alta pressão na hora de lavar o quintal? Cuidado! Essas atitudes “simples” do dia a dia podem ser um risco à sua segurança se algumas condições não forem previamente observadas.

O coordenador de Segurança da Energisa, Rodrigo Pontes Garcia, explica o porquê desses exemplos tão comuns representarem um risco à vida. “Água e eletricidade não combinam. Isso porque as partículas contidas na água podem criar um caminho condutor para corrente elétrica, potencializando o risco de um choque elétrico grave e até fatal”.

No ambiente doméstico, os riscos são muitos. De acordo com o Anuário Estatístico da Associação Brasileira de Conscientização para Perigos da Eletricidade (Abracopel), no ano passado, 248 perderam a vida no Brasil em decorrência de acidentes elétricos residenciais. Entre os agentes causadores dessas fatalidades estavam o manuseio irregular de eletroeletrônicos e eletrodomésticos como máquinas de lavar; uso indevido de extensões e conexões como os famosos “Ts” ou benjamins; acidentes com carregadores de celulares; intervenções em instalações elétricas, entre outros.

Apoio:

“São números preocupantes. Vidas perdidas por situações inesperadas que, por vezes, poderiam ter sido evitadas com atitudes preventivas”, enfatiza Rodrigo.

Sendo assim, é indispensável adotar um comportamento preventivo de segurança prevenir e compartilhar informações dos riscos reais no dia a dia, com os seus familiares e amigos:

– Não coloque ou retire roupas e produtos com a máquina de lavar cheia de água e conectada à tomada;
– Não utilize secador e chapinha no banheiro ou em outro ambiente úmido ou área molhada;
– Cuidado ao lavar a cozinha e áreas externas: não jogue água nas tomadas;
– Ao utilizar lavadora de alta pressão, use um calçado fechado e emborrachado, certifique-se de que o cabo do equipamento não esteja danificado e não improvise com o uso de extensões;
– Vai trocar uma lâmpada? Desligue o disjuntor;
– Não manuseie o seletor de temperaturas com o chuveiro ligado;
– Não utilize o celular para ligações ou mensagem enquanto ele está carregando. Espere que o aparelho atinja a uma quantidade suficiente de carga para que você o utilize fora da tomada;
– Chame um profissional especializado para analisar as condições das instalações elétricas da sua casa;
– Por fim, nos dias chuvosos, retire os equipamentos eletroeletrônicos das tomadas.

COMENTÁRIOS