Metodologias ativas são trabalhadas para educação no Pontal

Workshop é proporcionado para profissionais da Diretoria de Ensino de Mirante e programado em quatro oficinas.

58
Dra. Camélia Murgo e Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos (Foto: Homero Ferreira)

Em processo de formação continuada, profissionais da educação no âmbito da Diretoria de Ensino da Região Mirante do Paranapanema estão envolvidos no Workshop: metodologias ativas no contexto do Educa Pontal, iniciado nesta quarta-feira (8). Serão quatro oficinas, sendo duas em setembro e duas em outubro, com a última no dia 20.

Conforme a coordenadora do programa Educa Pontal, Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, o desafio das oficinas é proporcionar impacto efetivo na prática docente.

O programa realizado em parceria da Diretoria com a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste envolve os cursos de Pedagogia presencial e a distância; e também o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação que oferta mestrado e doutorado. A finalidade é contribuir com as necessidades em formação continuada e, com isso, proporcionar o protagonismo do aluno da rede pública na construção do seu conhecimento.

O workshop envolve educação, tecnologia e cidadania. Acontece em momento de reformulação do ensino médio, em atenção à Base Nacional Comum Curricular, da qual surge a necessidade de aprimoramento das habilidades com as metodologias ativas de aprendizagem. São recursos que estimulam os estudantes para uma aprendizagem autônoma e participativa, a partir da resolução de problemas e situações reais. As metodologias do workshop são: Storytelling, Peer Instruction, Team Based Learning e Design Thinking.

Apoio:


Em cada oficina o encontro virtual tem programação de duas horas e na abertura do workshop o dirigente de ensino, professor Enio Magro, enalteceu a parceria que na Unoeste tem, além da Dra. Danielle, o envolvimento direto do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Gulefi; da coordenadora de ações extensivas gerais, Cidinha Martines; e da coordenadora do programa em Educação, Dra. Camélia Murgo.

Na Diretoria são vários os envolvidos, em especial os professores coordenadores de diferentes áreas do Núcleo Pedagógico. Ainda pela Unoeste, a Dra. Danielle atua como coordenadora dos dois cursos de Pedagogia e vice-coordenadora do mestrado e doutorado em Educação. Iniciado em 2019, o Educação Pontal tem apresentado excelentes resultados, ao ponto de algumas ações serem elogiadas e adotadas pela Secretaria de Estado da Educação.

A primeira oficina do workshop foi sobre Storytelling, ministrada pela professora mestre Janiele Santos do curso de Pedagogia e que atua no Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unoeste. A segunda oficina será no dia 30 deste mês sobre Peer Instruction e a ferramenta Be Active, com o professor Dr. Sidnei Souza. A terceira será no dia 6 de outubro com a atividade Team Based Learning, com professora Dra. Raquel Gitahy. A última ocorrerá em 20 de outro com a Dra. Danielle, com a atividade Design Thinking.

COMENTÁRIOS