Balanço do primeiro mês de 2021 em Prudente

Principais ações do governo municipal e cenário da pandemia são os destaques

89
Divulgação: Governo Municipal

Chegando aos 30 primeiros dias do ano de 2021, vários cenários estão em transição no município, alguns apresentando melhoras, outros seguem na mesma condição, de acordo com o balanço detalhado abaixo.

Pandemia

Divulgação: Governo do Estado de SP

De acordo com os boletins divulgados no mês de janeiro, Presidente Prudente teve aproximadamente 1.365 casos positivos e 33 óbitos, até a data de fechamento dessa matéria, sexta 29 de janeiro às 11h30. Alguns óbitos, inclusive, foram datados de dezembro, entretanto, só foram confirmados em janeiro, acrescentando mais números a 2021.

Já em relação as ações de enfretamento, as medidas de restrição foram intensificadas, visto que a região foi reclassificada pelo estado como fase vermelha desde o dia 22, onde fica proibido o funcionamento de atividades não essenciais.

A chegada de lotes da vacina entre os dias 21 e 26, vêm garantindo a imunização dos profissionais da saúde, que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, inclusive, outros grupos de risco, como os idosos que residem em instituições de longa permanência também começaram a ser vacinados.

Apoio:


Ações da Administração Pública

Divulgação: Governo Municipal
Prefeito Ed Thomas solicitando novos recursos para o presidente Bolsonaro

Além da pandemia, a transição dos gestores do Governo Municipal de Presidente Prudente também marcou os acontecimentos, dentre esses quase 30 dias do ano de 2021 na cidade.

O prefeito Ed Thoma já iniciou o mandado, determinando a reabertura do comércio mesmo estando na fase vermelha do Plano SP, entretanto, a decisão foi suspensa pelo Ministério Público.

Mutirões de limpeza e operações de manutenção das vias asfálticas foram priorizadas logo nos primeiros dias de gestão.

A conquista de recursos estaduais e federais para retomada de projetos e inícios de obras também foram destaques, entre elas, repasses para obras na pista de atletismo da UNESP, reforma do Ginásio de Esportes e continuação das obras da escola do João Domingos.

Também foram realizadas ações de conscientização, como a campanha “Prudente aberta também depende de você” com entrega de álcool gel e máscaras, além da desinfecção de veículos e ônibus e aferição da temperatura pelas secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento econômico.

Outra iniciativa da nova gestão foi a parceria com o SENAI, para recuperar parte da frota do Parque de Obras, a qual os professores, mecânicos e alunos da escola vão auxiliar os servidores do município na manutenção do maquinário que está deteriorado.

Outros acontecimentos

Divulgação: TV Fronteira

Esses 30 dias de 2021, também foram marcados por manifestações em Presidente Prudente.

Carretas contra o imposto do ICM, Governo Federal e a favor da vacina também ocorreram ao longo de janeiro, inclusive, hoje 29, manifestantes foram às ruas de Prudente cobrando leitos de UTI e o direito de voltar a trabalhar. Também houve paralisação do transporte coletivo pela Prudente Urbana na última semana do mês.

Além disso, vários estabelecimentos foram autuados pela Polícia Militar por desobediência às normas sanitárias em combate à Covid-19, como foi o caso do tradicional “Bar do João Porquinho”, que teve as atividades suspensas e pode ter o alvará cassado pelo Ministério Público, devido a ocorrência de aglomeração de pessoas durante a fase mais restritiva do Plano SP.

 

COMENTÁRIOS