Carreta Mulheres de Peito inicia atendimentos com 55 mamografias por dia em Prudente

23

Os atendimentos da Unidade Móvel da Carreta Mulheres de Peito, Programa do Governo do Estado de São Paulo, foram iniciados nesta terça-feira (18/06) em Presidente Prudente. A carreta está alocada no Estacionamento do Hospital de Esperança, onde permanecerá até 13 de julho de 2024 para oferecer exames de mamografia gratuitamente a mulheres com mais de 35 anos.

De acordo com a enfermeira da saúde da mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), Priscila de Oliveira Miyoshi, que acompanhou a ação, as 55 senhas diárias foram esgotadas já nos primeiros minutos de atendimento, por volta das 8h30. “Quando o atendimento foi iniciado, por volta das 8h, já havia bastante gente. As mulheres chegaram antes das 8h e se organizaram para serem examinadas já no primeiro dia”, comentou.

Breno Erbella Casari, secretário da Sesau, e a equipe das ‘Amigas do Peito’ também estiveram no local e recepcionaram as primeiras pacientes do dia.

Apoio:


De acordo com o secretário, mais de mil mulheres serão contempladas em 2024, quando a cidade recebe a ação pelo segundo ano consecutivo, conforme a estimativa, alcançando 3 mil exames entre 2023 e 2024.

“Agradecemos ao governador Tarcísio de Freitas e ao Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, que novamente atenderam a solicitação de Prudente, beneficiando também toda nossa região para uma demanda tão urgente e importante”.

Sobre os atendimentos

São distribuídas 55 senhas por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados, 25 senhas, das 8h às 12h (exceto nos feriados).

As mulheres entre 50 e 69 anos são o público-alvo da campanha, portanto, poderão realizar o exame apresentando apenas o RG e o Cartão SUS. Conforme o Ministério da Saúde, nesta idade é indicada a mamografia de rastreamento uma vez a cada dois anos. O exame de rotina deve ser feito periodicamente em mulheres sem queixa específica, com o objetivo de detectar precocemente alguma alteração que possa indicar a possibilidade de alguma doença.

Para mulheres de 35 a 49 anos e mulheres com mais de 70, é necessário apresentar o pedido médico SUS, cartão SUS e RG.

Atendimento à imprensa

Os veículos de comunicação que desejam fazer fotos e filmagens precisam obrigatoriamente entrar em contato com a assessoria de imprensa Fidi, responsável por assessorar o serviço, para que sejam feitas as autorizações: imprensa.fidi@agenciafr.com.br ou pelo telefone (16) 99623-2823.

Conforme as regras da Fidi, as pacientes não podem ser fotografadas ou filmadas, principalmente em momento de exame, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Para filmar as pacientes, é necessário pedir autorização, ficando o veículo solicitante único e exclusivamente responsável pelo uso de imagem.

COMENTÁRIOS