Campanha de vacinação continua nas escolas municipais

A Prefeitura de Presidente Prudente continua com a campanha de vacinação nas escolas. Desde o início da ação, no dia 28 de abril, já foram aplicadas mais de 600 doses de vacinas em crianças, funcionários e professores, em uma mobilização conjunta das Secretarias Municipais de Saúde e Educação.

Com o objetivo de atualizar os cartões de vacina e reforçar a importância da imunização, as equipes de saúde têm visitado as unidades escolares. A adesão surpreendeu positivamente os organizadores da ação. “Teve uma procura considerável, bastantes crianças regularizaram a vacina e os pais apoiaram a iniciativa”, afirmou a orientadora pedagógica Ana Teixeira, da Escola Vilma Alvarez, que fica no bairro Jardim Cambuci.

A campanha continua, mas para que as crianças recebam as doses pendentes, é importante que os pais ou responsáveis estejam presentes no momento da aplicação. “É importante que o responsável esteja presente, até porque é um direito da criança receber as vacinas, e são os adultos que precisam garantir que esse direito seja respeitado”, reforçou a secretária Municipal de Saúde, Débora Tiezzi.

Apoio:

Nessa quarta-feira (07/05), a vacinação será realizada nas escolas: Eliane Tadiotto Araújo, Juraci Meneses Peralta, Sylvia Marlene Pereira Faustino, Odette Duarte da Costa, Florivaldo Leal e Padre Emílio Becker.

O cronograma completo das unidades escolares está disponível na ‘bio’ do Instagram da Prefeitura de Presidente Prudente. “O apoio dos profissionais da educação e o engajamento da família, mostra o sucesso desta ação. Como falamos, a criançada está colocando o bracinho pra jogo. E com orgulho!”, concluiu Tiezzi.

A cobertura vacinal entre crianças e adolescentes em Presidente Prudente ainda está abaixo do ideal. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), menos de 10% das crianças foram imunizadas contra a Covid-19. A vacina contra a Febre Amarela alcançou 87,51% de cobertura, enquanto a DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche), no primeiro reforço, chegou a 89,31%. Apesar dos avanços, nenhuma dessas vacinas atingiu a meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde.

Já a vacinação contra a dengue não é realizada nas escolas, mas os responsáveis são orientados, pois a adesão é ainda mais baixa. Pouco mais de 31% do público-alvo recebeu a primeira dose, e a segunda dose, até o momento, não alcançou 15% de cobertura.

COMENTÁRIOS