A equipe de parabadminton do Sesi Presidente Prudente voltou de Cuiabá (MT) com 15 medalhas conquistadas na II Etapa Nacional da modalidade, realizada entre os dias 25 e 28 de agosto no Ginásio Poliesportivo Aecim Tocantins. O evento reuniu atletas de todo o país e marcou a última oportunidade de classificação para o Campeonato Pan-Americano de Parabadminton.
Durante quatro dias de disputas, os atletas prudentinos competiram em partidas de simples, duplas masculinas, femininas e mistas, em diferentes classes funcionais. A delegação contou com nove representantes: Ana Carolina Coutinho Reis, Arthur Terêncio Dias, Brunna Batista Neves, Kaique Rocha Vilhagra, Kauyne Luz, Mikaela Almeida, Victor Rocha Amorim, Vinicius de Oliveira Costa e Yuki Roberto Rodrigues.
Entre os destaques da competição está Arthur Terêncio Dias, da classe WH1. Ele chegou até a final em sua categoria e enfrentou novamente um adversário recorrente: o experiente atleta Marcelo Conceição, que não perdia uma partida a anos.
Para Arthur, o resultado simboliza uma nova etapa em sua trajetória esportiva. “Nos últimos dois anos eu sempre chegava à final, mas acabava perdendo para ele. Isso me frustrava bastante. Dessa vez, consegui entrar mais calmo na partida, muito consciente do que precisava fazer. Eu acredito que essa vitória vem sendo construída durante os últimos anos, com muito trabalho e dedicação nos treinos. Consegui vencer no terceiro set, por 21 a 13. Ele não perdia há oito anos, ninguém conseguia superá-lo. Agora é seguir firme e continuar elevando o nível do Brasil nessa categoria”, revela o atleta.
Para além das medalhas, a participação reforçou o papel da competição na preparação e evolução dos atletas, que agora seguem o calendário nacional mirando o Campeonato Pan-Americano. “Tivemos um ótimo torneio e fico muito feliz em perceber a evolução do nosso trabalho. O Sesi-SP desenvolve o Parabadminton desde 2014 e hoje já contamos com grandes nomes, além de atletas iniciantes, intermediários e avançados. Conseguir conquistar medalhas em todas as classes mostra a força e o alcance desse projeto, o que representa muito para nós”, enfatiza a técnica da equipe Mayara Bacarin.
Resultados
No total, os atletas do Sesi Prudente conquistaram onze medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze.
SIMPLES FEMININA SL3
1º LUGAR: Brunna Batista Neves
DUPLA FEMININA SL3/SU5
1º LUGAR: Brunna Batista Neves e Mikaela Almeida
SIMPLES MASCULINA SU5
1º LUGAR: Yuki Roberto Rodrigues
DUPLA MASCULINA SU5
1º LUGAR: Yuki Roberto Rodrigues (Sesi Prudente) e David Souza Lima
SIMPLES MASCULINA SH6
1º LUGAR: Vinicius de Oliveira Costa
DUPLA MASCULINA SH6
1º LUGAR – Vinicius de Oliveira Costa e Dheyvid Almeida
DUPLA MISTA SH6
1º LUGAR: Vinicius de Oliveira Costa e Kauyne Luz
SIMPLES WH1
1º LUGAR: Artur Terêncio Dias
DUPLA FEMININA SH6
1º LUGAR: Kauyne Luz e Renata dos Reis Henrique
SIMPLES FEMININA SL4
1º LUGAR: Ana Carolina Coutinho Reis
DUPLA MISTA SL3/SU5
1º LUGAR: Ana Carolina Coutinho Reis (Sesi Prudente) e Breno Eduardo Johann
SIMPLES FEMININA SU5
2º LUGAR: Mikaela Almeida
DUPLA MASCULINA WH1/WH2
2º LUGAR: Artur Terêncio Dias e Victor Rocha Amorim
DUPLA MASCULINA SL3/SL4
2º LUGAR: Kaique Rocha Vilhagra (Sesi Prudente) e Anderson Matteos da Silva Pinheiro
SIMPLES MASCULINA WH2
3º LUGAR: Victor Rocha Amorim