A recepção aos calouros da Turma 62 do curso de Medicina da Unoeste Prudente transformou, em mais um ano, a tradicional recepção aos calouros num gesto de solidariedade. Mais de 5 mil amostras de medicamentos foram arrecadadas pelos acadêmicos, além de alimentos que serão destinados a instituições assistenciais do município.
A ação já se consolidou como uma tradição do curso que reafirma o compromisso da instituição com a formação humanizada e socialmente responsável dos futuros médicos.
Tradição que forma médicos e cidadãos
Muito além da recepção festiva, a ação da Medicina Unoeste é marcada por valores como empatia, generosidade e responsabilidade social. A iniciativa é organizada pelo Diretório Acadêmico Dr. José Hamilton do Amaral da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente em parceria com a universidade e mobiliza os estudantes ainda durante as férias, logo após a aprovação no vestibular.
Isabela Fancelli, presidente do Diretório Acadêmico na gestão 2026 e aluna do 5º termo do curso, explica que a mobilização começa antes mesmo do início das aulas.
“Essa recepção parte de uma generosidade e empatia dos nossos calouros da Turma 62. Durante as férias, assim que foram aprovados, eles já começaram a buscar insumos, remédios e doações para trazerem para esse gesto solidário que promovemos junto com a faculdade e o Diretório Acadêmico”.
Isabela relembra que também participou da ação quando ingressou no curso. “É uma emoção muito grande. A gente revive um momento mágico da nossa vida, que é o começo da faculdade. Essas ações aproximam os colegas e criam valores essenciais no curso de Medicina, como lidar com as pessoas com generosidade e empatia”.
Impacto direto na saúde pública e no SUS
A arrecadação de medicamentos possui um significado ainda maior diante dos desafios enfrentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Isabela, a iniciativa contribui diretamente com a comunidade.
“Nem sempre temos todo o acesso à medicação que deveria existir. Contar com doações é de uma sabedoria incrível e contribui muito para o desenvolvimento do sistema no quesito de fornecer insumos que ainda estão em falta”.
Além das mais de 5 mil amostras de medicamentos, também foram arrecadados alimentos que serão destinados às seguintes instituições.
Calouros destacam importância do trote solidário
Para os estudantes da Turma 62, a experiência já começa marcada por consciência social.
A caloura Bianca Cavalcante Costa ressalta que o projeto amplia a visão dos futuros profissionais da saúde. “Essa ação é muito importante para nossa percepção social do que as pessoas precisam. Como futuros profissionais da saúde, precisamos ter um olhar macro, não olhar só o indivíduo, mas as condições em que ele vive”.
Ela ainda reforça a relevância da continuidade da ação. “Foi de suma importância e que continue acontecendo para que as pessoas que mais precisam sejam beneficiadas”.
Já o calouro Gabriel Rosário Silgueiro destacou o espírito coletivo da turma.
“A participação foi bem coletiva. Todo mundo do 1º termo contribuiu um pouquinho para carregar o caminhão de medicamentos. Não é todo mundo que tem condição de se sustentar no tratamento farmacológico que precisa, então é muito importante a Unoeste contribuir para a melhora na saúde das pessoas”.












