Encontro de Consorciados do CIOP fortalece integração entre 40 municípios do Oeste Paulista



O Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (CIOP) promoveu, nesta sexta-feira (6), o 1º Encontro Anual de Consorciados no Centro de Eventos de Anhumas. O encontro reuniu cerca de 200 lideranças de 40 municípios do Oeste Paulista, entre prefeitos, vereadores e secretários municipais, com o objetivo de estreitar o diálogo institucional e apresentar o portfólio de serviços da entidade, que desde 2013 atua na gestão compartilhada de áreas estratégicas como saúde e educação.

Após a apresentação institucional, o evento contou com mesas de trabalho setoriais. Os gestores tiveram atendimento direto com responsáveis pelos departamentos de Saúde, Educação, Recursos Humanos, Licitações, Credenciamento, Infraestrutura, Agricultura e Meio Ambiente, permitindo o esclarecimento de dúvidas técnicas e o encaminhamento de demandas específicas de cada localidade.

O presidente do CIOP e prefeito de Anhumas, Adailton Menossi, destacou que o encontro cumpre um papel fundamental de transparência e eficiência. “Muitas vezes focamos em uma única área e não percebemos a ampla gama de soluções que o consórcio oferece. Este é o momento de conhecermos a fundo as ferramentas que podem otimizar as gestões municipais”, pontuou.

Menossi ressaltou ainda o caráter consultivo do evento: “Estamos aqui para mostrar resultados, mas também para receber novas demandas. Conversei, por exemplo, com o prefeito de Rosana sobre a viabilidade do CIOP assumir a gestão da limpeza pública e coleta de lixo local; agora vamos trabalhar para concretizar esse apoio”.

Apoio: Criarte


O deputado estadual Mauro Bragato, liderança regional na Assembleia Legislativa (ALESP), também prestigiou o evento e enalteceu a força do associativismo. “É uma imensa alegria ver a união de quase 40 municípios em busca de um cuidado maior com a população. O CIOP entrega resultados práticos no dia a dia e este movimento de aproximação é essencial”, afirmou.

Para os gestores que utilizam os serviços na ponta, como a secretária de Saúde de Iepê, Kellen Lira, a parceria é estratégica. “A troca de experiências aqui foi valiosa. Os serviços do consórcio são fundamentais para o cotidiano das prefeituras; hoje, é praticamente impossível realizar uma gestão eficiente sem o suporte técnico do CIOP”, avaliou.

Novos Consorciados

O encontro também foi uma oportunidade para estreitar laços com municípios que ainda não fazem parte do consórcio. Como é o caso de Piacatu, cidade com cerca de 5500 habitantes, que demonstrou interesse em aderir ao CIOP para buscar soluções em algumas demandas da gestão.

O secretário de governo municipal, Paulo Lima, esteve presente representando o prefeito Ricardo Lemes. “Conhecemos muito bem a eficiência e a qualidade do consórcio. Nosso município precisa desse apoio e tenho certeza que essa adesão vai beneficiar e muito a nossa população”, destaca.

Sobre o CIOP

Fundado em junho de 2013, o CIOP surgiu inicialmente para organizar os serviços de saúde regional, como as UPAs em Presidente Prudente. Ao longo desses 13 anos, expandiu sua atuação para diversas frentes, incluindo o fornecimento de profissionais de apoio para a educação especial e gestão de infraestrutura.

Atualmente, o consórcio conta com cerca de 1.400 profissionais e mais de 1.200 empresas credenciadas, atendendo a uma população estimada em mais de 800 mil habitantes distribuídos em 38 municípios do Oeste Paulista.

COMENTÁRIOS