
A gestão da ASP – Aeroportos Paulistas, o Aeroporto de Presidente Epitácio inicia 2026 com um importante pacote de investimentos. Além de elevar os níveis de segurança e eficiência operacional, as intervenções qualificam o empreendimento para atender à demanda potencial de novas indústrias da região, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico local.
Com investimentos da ordem de R$ 1,7 milhão, o conjunto de melhorias contempla a requalificação do pavimento da Pista de Pouso e Decolagem (PPD), das taxiways e do pátio de aeronaves, além da revitalização completa da sinalização horizontal. A concessionária também executa a construção de calçadas no entorno do sítio aeroportuário, garantindo que todas as pessoas possam acessar o aeroporto de forma segura.
O recapeamento das áreas operacionais envolve a remoção do pavimento existente e a aplicação de uma nova camada de concreto. As intervenções também favorecem o adequado escoamento de água, aspecto fundamental para a segurança e a fluidez do tráfego, principalmente em dias de chuva.
Concluída a etapa de pavimentação, as ações vão avançar para a implementação da nova sinalização horizontal, conforme os padrões técnicos estabelecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). As novas marcações serão fundamentais para mais clareza na orientação visual de pilotos e equipes de solo.
Segundo João Paulo Neves, coordenador da ASP – Aeroportos Paulistas, a qualificação da infraestrutura aeroportuária está diretamente associada ao desenvolvimento econômico do entorno. “Ao elevar os padrões de segurança e eficiência operacional do Aeroporto de Presidente Epitácio, a ASP amplia as possibilidades de operação e cria condições para atender à demanda potencial de novas indústrias, fortalecendo a confiança de operadores e clientes. Esse movimento contribui para o desenvolvimento econômico local e posiciona o aeroporto como um elo estratégico da mobilidade aérea no interior paulista”, destaca.
Outras melhorias implementadas pela ASP no Aeroporto de Presidente Epitácio
Além das intervenções em andamento, o Aeroporto Estadual Geraldo Moacir Bordon já recebeu um conjunto de ações que garantem muito mais conforto e segurança ao empreendimento.
Entre as ações realizadas, destacam-se melhorias estruturais e a realização da pintura do Terminal de Passageiros (TPS), modernização do sistema de climatização, substituição do Indicador de Direção do Vento (biruta), limpeza geral da PPD, taxiways e pátio, além da elaboração do Plano Básico de Zona de Proteção do Aeródromo (PBZPA).
Essas intervenções refletem o compromisso da ASP em garantir operações aéreas seguras, confortáveis e sustentáveis, consolidando o Aeroporto de Presidente Epitácio como um ativo essencial para a mobilidade regional.










