A Câmara Municipal de Presidente Prudente entrega nesta terça–feira, 02 de dezembro, às 20h00, no Plenário Municipal, a Medalha de Mérito Fundador ‘Coronel Francisco de Paula Goulart’ ao ex–prefeito de Álvares Machado, Roger Fernandes Gasques. A honraria, de autoria do vereador Edgar Cadeira, reconhece sua trajetória pública e o impacto regional durante seu período de atuação.
Roger é formado em Administração de Empresas e ao lado da família, lidera um grupo empresarial com atuação nos setores de materiais de construção, supermercados e pet – shop.
Sua entrada na administração pública aconteceu pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido na comunidade. Em 2019, assumiu a prefeitura de Álvares Machado após a renúncia do até então chefe do Executivo. Foi reeleito em 2020 e concluiu seu segundo mandato em 2024, com ampla aprovação popular.
No setor da infraestrutura, durante sua gestão, foi destacado o programa ‘Asfalto Novo’, responsável pela modernização e recuperação da malha viária da cidade, incluindo pavimentação completa de bairros, aguardado há mais de 45 anos. No distrito de Coronel Goulart, a administração sanou 70% das pendências de saneamento básico e infraestrutura.
Na educação, Roger promoveu reformas em todas as unidades escolares do município, com climatização nas salas, novos ônibus e implantação do projeto piloto de ensino integral. Na saúde, entregou unidades como a Policlínica do Jardim Horizonte e o posto de saúde do bairro São José, além de ampliar repasses para a Santa Casa de Misericórdia.
Outro marco de seu mandato foi a entrega da cabeceira da Ponte do Cruzeiro, obra aguardada por mais de uma década, que beneficiou diretamente a área rural da cidade.
Roger também teve um papel expressivo na articulação regional. Foi presidente do Cirsop (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista), do Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista) e do Comitê das Bacias Hidrográficas do Pontal do Paranapanema no biênio de 2021/2022.
Impedido por lei de disputar seu terceiro mandato consecutivo apoiou em 2024 a candidatura de seu então vice, Luiz Francisco Boigues (Chiquinho), que foi eleito com 74,6% dos votos válidos.
Aos 38 anos, Roger Gasques reúne uma ampla experiência administrativa, liderança regional e um forte vínculo com a comunidade.




