MULHER: Prudente e região somam mais de 34 mil microempreendedoras individuais


A prudentina Mara “Da Nega” conquista o mercado com suas delícias gastronômicas e vira referência para as mulheres empreendedoras

No Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro, o Sebrae-SP destaca o avanço das mulheres que transformam ideias em negócios. Segundo pesquisa do Sebrae, no 4º trimestre de 2024 o Brasil registrou 30,4 milhões de donos de negócios, dos quais 10 milhões são mulheres, um recorde na série e representa um crescimento de cerca de 42% nos últimos 12 anos.

A pesquisa revela ainda que 52,3% das empreendedoras são chefes de domicílio e 51,8% estão na faixa etária de 30 a 49 anos. A análise também mostra que as mulheres donas de negócios são, em média, mais escolarizadas que os homens: 34,5% têm ensino superior incompleto ou mais, enquanto entre os homens esse percentual é de 21,4%. Esses dados reforçam a qualificação crescente e o protagonismo feminino no cenário empreendedor brasileiro.

Na região de Presidente Prudente o número de mulheres microempreendedoras individuais já ultrapassa 34,3 mil. Elas estão à frente de 48% dos MEIs formalizados nos 54 municípios atendidos pelo Sebrae-SP (de um total de 71.247 MEIs), mostrando que a liderança feminina está presente em diversos setores. Os dados são do Portal do Empreendedor.

Apenas em 2025, o Escritório Regional do Sebrae-SP já realizou mais de 40 mil atendimentos voltados exclusivamente para mulheres, sejam aspirantes a empreendedoras ou donas de negócios formalizados. O programa Sebrae Delas também tem sido um grande aliado na promoção do empreendedorismo feminino, oferecendo formação, conteúdos exclusivos, mentorias, encontros presenciais e oportunidades para fortalecer conexões e ampliar o networking.

Apoio:


Para Érica Santos, analista de negócios do Sebrae-SP e gestora regional do programa Sebrae Delas, os números evidenciam o protagonismo crescente das mulheres na economia local. “O Sebrae Delas foi criado justamente para fortalecer essa trajetória, seguindo três pilares: o “eu”, que representa o que a mulher precisa desenvolver em sua vida, carreira, família, saúde e outros aspectos pessoais; o “meu”, que representa tudo o que envolve o negócio, a ideia e o projeto; e, por fim, o “nós”, com assuntos que envolvem o universo feminino, promovendo a conexão entre participantes e com outras empreendedoras, a fim de construir e fortalecer redes de empreendedorismo feminino.”

Para saber mais sobre o Sebrae Delas e as iniciativas voltadas ao empreendedorismo feminino, acesse https://contato.sebraesp.com.br/sebraedelas/ ou entre em contato pelo WhatsApp (18) 99185-3036.

COMENTÁRIOS