Operação da Polícia Ambiental apreende 100 Kg de peixes que são doados para o Centro Educacional Walter Figueiredo


Nesta segunda-feira, 17 de novembro, durante execução da Operação Piracema 25/26, uma equipe da Polícia Militar Ambiental realizava patrulhamento às margens do Rio Laranja Doce e Rio Paranapanema no município de Nantes, que fica cerca de 70 Km de Presidente Prudente, quando avistou um veículo parado próximo a área crítica de pesca.

Os policiais se posicionaram em local estratégico e aguardaram a chegada das pessoas que estariam com o veículo. Algumas horas após cinco indivíduos foram avistados em uma trilha às margens do Rio, onde quatro conseguiram se evadir em meio a vegetação e um foi abordado. Com isso os indivíduos abandonaram duas tarrafas e 104,700 quilos de pescado nativo da espécie Piau Três Pintas, peixe nativo que está proibida a captura devido ao período de Piracema.

Foi elaborado em desfavor da envolvido (um homem de 37 anos) um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 6.188,00 por pescar mediante a utilização de petrecho proibido, com base no artigo 35, parágrafo 1⁰, inciso II da Resolução SIMA nº 005/21, majorado o valor ao dobro por ser tratar de período de Piracema.

Apoio:


A ocorrência será apresentada via ofício à Delegacia de Polícia Civil local, por infringir o artigo 34, da Lei Federal 9605/98 e o envolvido responderá criminalmente.

O pescado foi apreendido e como estava em condições de consumo, foi doado ao Centro Educacional Walter Figueiredo de Presidente Prudente, que atende centenas de crianças de familias de baixa renda.

COMENTÁRIOS