A entrega da 204ª unidade no período aconteceu no município de Tarabai, que fica a 30 Km de Presidente Prudente, na tarde desta última sexta-feira, 14 de novembro.
Em um investimento de R$ 18 milhões, iniciativa da Secretaria de Agricultura segue em expansão e já beneficiou mais de 29 mil pessoas com segurança alimentar, treinamento e cidadania em todas as regiões do estado
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, alcançou um marco importante na política de segurança alimentar, com 204 cozinhas inauguradas nos últimos três anos, por meio do programa Cozinhalimento, levando treinamentos e geração de renda para milhares de famílias em todo o estado.
Ao todo, o programa já implantou 258 cozinhas desde sua criação.
Com equipamentos industriais, utensílios, bancadas de inox e formação técnica em boas práticas alimentares e empreendedorismo, o programa já capacitou mais de 29 mil pessoas em três anos, com foco em mulheres, lideranças comunitárias, pequenos produtores e entidades sociais.
“O Cozinhalimento tem um poder transformador na vida da população do interior. Cada cozinha entregue significa oportunidades para quem quer empreender e valorização das pessoas”, afirmou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai durante a inauguração.
O prefeito Rubens Pinaffi Júnior, anfitrião da entrega da nova unidade, destacou a relevância da inauguração. “Estamos investindo em parcerias para fortalecer o município, e essa nova unidade do Cozinhalimento é um marco para a cidade de Tarabai, porque vai gerar renda e fomentar o empreendedorismo na cidade”, concluiu.
As cozinhas são implantadas em parceria com prefeituras, sempre com contrapartida local.
Carreta Cozinhalimento leva capacitação itinerante à região metropolitana de São Paulo
Além das unidades fixas espalhadas por todas as regiões do estado, o programa conta agora com uma frente itinerante, a Carreta Cozinhalimento, lançada na última semana no município de Cajamar.
Com investimento estadual de R$3,3 milhões, a carreta está percorrendo o perímetro urbano da Região Metropolitana de São Paulo, oferecendo treinamentos e atividades práticas voltadas à segurança alimentar, inclusão produtiva e combate ao desperdício.
Na próxima segunda-feira (17), o veículo estaciona em Franco da Rocha, com expectativa de atender milhares de pessoas em oficinas gratuitas. Até o fim de 2025, a meta é capacitar 25 mil pessoas com essa estrutura móvel.
“A carreta é uma extensão da nossa política de segurança alimentar. É São Paulo indo ao encontro das pessoas. A comida aproxima, acolhe, ensina, e é com ela que estamos gerando oportunidades”, resume Guilherme Piai.














