
Morreu nesta quinta-feira, 30 de outubro, o fundador do Hospital e Maternidade Iamada, Dr. Sizuvo Iamada. O médico estava com uma neoplasia agressiva no pancrêas, e acabou não resistindo.
O Dr. Iamada é conhecido na cidade por seu pioneirismo e relevantes trabalhos sociais em Presidente Prudente e tambén a região. Transformou a maternidade Iamada e um dos maiores e mais avançados hospitais da cidade e de toda região. Ele realizou o parto de milhares de prudentinos.
Seu corpo está sendo velado no Interplan e seu sepultamento está previsto para as 16h40 desta quinta-feira, no cemitério Campal.
História
O Dr. Sizuvo Iamada ilustra muito bem a história do Brasil, que foi construído pela contribuição de muitos povos. Seus pais chegaram ao Brasil na década de 30, com milhares de outros imigrantes japoneses. Traziam no coração o sonho de uma vida melhor, vinham com eles os filhos maiores, Katsue, Fumio e Yassuo.
Sizuvo Iamada nasceu em 11 de Fevereiro de 1932, em solo brasileiro. Fez o primário na cidade em Bilac a 140 Km de Presidente Prudente, depois cursou o restante de sua formação básica em Araçatuba e na cidade de São Paulo. Sizuvo Iamada ingressou na então chamada Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil no Rio de Janeiro. A mudança para o Rio de Janeiro mudou para sempre sua vida, abrindo-lhe os horizontes e o desejo de ampliar seus conhecimentos. Lá completou seus estudos médicos, estágios e primeiros empregos.
Foi também o Rio de Janeiro que lhe permitiu conhecer a mulher que o acompanharia durante todos estes anos dividindo bons e maus momentos com braço forte e ombro amigo: a Sra. Muriel Oliveira Iamada.
Na década de 70 nasceu em Presidente Prudente uma maternidade considerada modelo para a época, e cuja a planta saiu de suas próprias mãos. A presença de banheiros privados em todas as acomodações, chamou a atenção para época. A Maternidade Iamada dispunha de três tipos de Berçários: um para casos normais, outro para os patológicos e mais um para prematuros. Os médicos pediatras acompanhavam o parto, o que era uma inovação na época.
Os primeiros anos foram difíceis, segundo o Dr. Sizuvo. A população de Prudente e região muito apoiou e também abraçou a idéia da formação Hospital e Maternidade Presidente Prudente.
A direção do Hospital deu mais liberdade ao incansável Dr. Iamada. E assim foram incorporados ao cotidiano de Prudente e região vários exames que só poderia ser realizados em outras cidades longe de Presidente Prudente, o que marcou o desenvolvimento do município.
Atualmente a Unidade de Terapia Intensiva dispõe de novas e modernas instalações de última geração, sendo um orgulho para toda a região.
O Dr. Sizuvo Iamada foi um homem cuja mente não envelhecia. Ele continuamente alimenta-se do desejo de ser útil e crescer. A retidão do seu caráter sustentou a linha de sua vida profissional, sendo exemplo de conduta e ética para as novas gerações.
Uma das últimas homenagens recebidas pelo Dr. Sizuvo, foi a concessão do Cartão de Prata, de autoria da então vereadora Professora Joana D’arc e concedida pela Câmara de Vereadores, em outubro de 2022, há exatos 3 anos.
Hoje, a idéia da vida e obra do Dr. Sizuvo Iamada, se corporifica no Hospital Iamada, principalmente nas suas ações e interações na vida de milhares de pessoas.




