Desde a noite da última terça-feira (16), por volta das 22h30, um incêndio de grandes proporções atinge uma área verde no Bairro Hideo Nagai, em Martinópolis. O local, de mata fechada, dificultou o trabalho das equipes do Corpo de Bombeiros, que atuaram durante toda a madrugada para conter as chamas.
Na manhã de quarta-feira (17), os bombeiros retornaram ao local para monitoramento, mas por volta das 12h00 houve reignição devido à baixa umidade do ar, altas temperaturas e vento forte. As equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Brigada Municipal e Corpo de Bombeiros foram mobilizadas novamente, com apoio de caminhão-pipa, caminhão auto bomba salvamento e kit Guarany.
As chamas se espalharam para uma área verde ao lado da mata, atingindo ainda um pequeno campo de futebol e área de pastagem. Após 22 horas de trabalho ininterrupto, o incêndio foi totalmente controlado às 20h25. Foram utilizados mais de 30 mil litros de água no combate, e a área queimada é estimada em cerca de 19 mil metros quadrados.
Na mesma noite, por volta das 22h30 de quarta-feira (17), outro incêndio atingiu áreas de pastagem no Distrito Industrial de Martinópolis, consumindo diversos terrenos. Diante da gravidade, foi acionado o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), contando com o apoio de equipes de uma usina de açúcar e álcool do município, além do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
O fogo chegou a ultrapassar a Rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), na altura do km 430, obrigando a concessionária EIXO a deslocar equipes para atuar na contenção. O vento forte intensificou a propagação das chamas. A situação foi controlada por volta da 00h15.
Entretanto, hoje houve uma nova reignição de grandes proporções, que ocorreu na mata do Bairro Hideo Nagai, novamente mobilizando bombeiros de Martinópolis e Presidente Prudente, Defesas Civis de Martinópolis e Indiana, além do PAM, representado pelas Usinas Alto Alegre e Atena. O incêndio está sob controle, mas ainda não foi totalmente extinto.