A Toledo Prudente Centro Universitário marcará presença na Semana Inclusiva da Prefeitura de Presidente Prudente com a realização da palestra “Atenção Multiprofissional às Pessoas com Deficiência”, que acontecerá no dia 17 de Setembro, no Salão Nobre, às 19h.
O evento, que reforça o compromisso da instituição com a formação de profissionais sensíveis às demandas sociais, envolverá diretamente os cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Psicologia, promovendo um espaço de diálogo e troca de experiências entre estudantes, docentes e profissionais da área da saúde.
Entre os convidados estão nomes de destaque que atuam em diferentes frentes do cuidado e da inclusão: Eliseu Ponsoni (aluno PCD), Leopoldo Gimenez Fabri (enfermeiro), Luciana Fregoni Rozas (terapeuta ocupacional), Danilo Lopes da Trindade (fisioterapeuta), Fernanda Mayume Souza (médica fisiatra) e Grazieli Oliveira Ostete (psicóloga).
Aluno do período matutino, inscreva-se!
Para a professora Alessandra Mantovani, coordenadora dos cursos de Fisioterapia, Estética e Cosmética e Terapia Ocupacional da Toledo Prudente, a participação nesse evento reafirma a missão institucional de formar profissionais comprometidos com a responsabilidade social e preparados para lidar com a diversidade. “A inclusão deve ser um tema transversal para todas as formações acadêmicas, visto que pauta tomadas de decisão e permeia todas as discussões sobre a atuação profissional em quaisquer áreas do conhecimento. Diante disso, a Toledo Prudente sempre se preocupa em promover ações e eventos interdisciplinares nessa temática e, pela segunda vez, agrega aos esforços da Prefeitura Municipal para a realização da Semana Inclusiva”, destacou.
Alessandra também ressaltou a importância da atuação em rede e do trabalho conjunto entre diferentes áreas para garantir um atendimento integral às pessoas com deficiência: “Um dos princípios básicos do SUS e que rege a atuação na área da saúde é a Integralidade. Não é possível atender um paciente sem respeitar toda a sua complexidade e as múltiplas condições que complementam sua vida. Conhecendo o papel de cada profissional no contexto de atuação em redes será possível realizar um trabalho mais assertivo e resolutivo com seu paciente.”
Por fim, a coordenadora deixou uma mensagem especial aos alunos e egressos, reforçando o papel transformador da profissão: “Ao mesmo tempo que somos únicos, somos múltiplos. Esse fato é que alicerça nossa sociedade e o profissional que não está preparado para lidar com as diferenças, não será capaz de exercer o seu papel profissional, social e humano.”