Na próxima terça-feira, 09 de setembro, representantes da Energisa Sul-Sudeste, Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e órgãos municipais se reúnem na terceira edição do “Seminário Regional de Atuação Preventiva em Eventos Climáticos Severos”. O encontro acontece na sede da Energisa em Presidente Prudente e tem como objetivo debater ações preventivas com profissionais, órgãos e agentes públicos que atuam na linha de frente no enfrentamento às ocorrências climáticas que impactam a região.
Historicamente, depois de um período longo de estiagem, algumas regiões do país são acometidas pelo chamado período chuvoso. Na área de atuação da Energisa, nos últimos anos esse período tem registrado eventos climáticos severos, com chuvas e ventos fortes que trazem uma série de prejuízos, inclusive com impacto ao fornecimento de energia elétrica.
De acordo com Anderson Rabelo Rosa, gerente do Departamento de Operação da Energisa Sul-Sudeste, a concessionária possui um plano de contingência, com uma série de procedimentos preparatórios para o período chuvoso. “Monitoramento do clima em tempo real, treinamento e acionamento de equipes, obras e melhorias na rede elétrica. Tudo isso faz parte da nossa preparação para o período crítico, visando minimizar os impactos dos temporais podem causar ao fornecimento de energia”.
Esse plano operacional e toda a mobilização da Energisa antes do período de chuvas será um dos temas abordados no seminário. Além disso, as práticas preventivas e atuação da Defesa Civil, bem como a participação da meteorologista Ana Paula Paes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), estão no cronograma do seminário.
“É mais uma ação importante para alinharmos as nossas ações e fortalecer as parcerias para atuarmos de forma preventiva e eficiente antes, durante e depois de qualquer evento climático severo”, finaliza Anderson.