Polícia Civil e Militar deflagram 2ª fase da Operação Hefesto em Presidente Prudente

Polícia Civil, Polícia Militar e Prefeitura de Presidente Prudente realizam, nesta sexta-feira (22 de agosto), a segunda fase da Operação Hefesto, voltada ao combate do comércio irregular de materiais metálicos na cidade. A ação é integrada com equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEPP), Vigilância Sanitária e Polícia Civil, com apoio operacional da PM.

Na primeira fase da operação, realizada em 21 de agosto, dez estabelecimentos foram fiscalizados. Três estavam regularizados, cinco foram notificados para adequação no prazo de 15 dias, sob pena de lacração, e dois foram interditados por impossibilidade de regularização. A nova etapa amplia o alcance da fiscalização, com 14 estabelecimentos na mira dos órgãos competentes.

A iniciativa é amparada pela Lei Municipal nº 11.627/25, que permite fiscalização administrativa prévia pelo município, e pela Lei Federal nº 15.181/25, que endurece penas para crimes relacionados ao furto, roubo e receptação de fios e cabos metálicos, além de interrupção de serviços essenciais. Caso sejam encontrados indícios de crime, os responsáveis poderão responder por receptação qualificada, cuja pena pode chegar a 16 anos de prisão, além de multa.

Segundo as forças de segurança, a Operação Hefesto tem caráter preventivo e repressivo, buscando reduzir impactos causados pelo comércio irregular de metais nos serviços públicos e atividades privadas. As ações conjuntas deverão ocorrer sempre que necessário para garantir o interesse público. O nome da operação faz referência ao deus Hefesto, da mitologia grega, símbolo do fogo, metalurgia e tecnologia.

Apoio:

COMENTÁRIOS