
O presidente da Câmara Municipal de Indiana, Nelson Henrique dos Santos (Podemos), estabeleceu através da portaria nº 11/2025, que ninguém poderá realizar filmagens ou captação de som dentro câmara durante as sessões, reuniões e eventos legislativos.
A censura, que inclusive é claramente inconstitucional, acontece após uma briga entre Nelson dos Santos e o ex-vereador Anderson Aparecido de Oliveira (Republicanos), onde o presidente desferiu uma cadeirada no equipamento do ex-vereador, conhecido como “Dezinho”, dentro do próprio Legislativo, pouco antes do início da sessão plenária da última segunda-feira, 18 agosto.
O motivo do desentendimento e agressão na última sessão, teria sido a intenção do ex-vereador “Dezinho” em fazer uma live mostrando a votação do aumento de subsídios para os vereadores de Indiana.
O presidente da Casa de Leis de Indiana, que fica a 16 Km de Presidente Prudente, alega que já existe a equipe de filmagem oficial da Câmara de Vereadores, que atende a determinação constitucional de transparência e publicidade dos atos dos legislativo, e que as imagens são disponibilizadas aos cidadãos, à imprensa e qualquer outro orgão.
Confira a portaria completa:
Confira também o vídeo da agressão aos equipamentos de filmagem do ex-vereador Anderson Aparecido de Oliveira: