Nesta sexta-feira, 11 de julho, a Polícia Civil do Estado de São Paulo, por intermédio da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (“DISE”) de Presidente Venceslau, com apoio de policiais civis da Delegacia de Investigações Gerais (“DIG”) e de policiais militares da Companhia de Força Tática do 42º Batalhão de Presidente Venceslau, realizou mais uma ação policial na cidade de Santo Anastácio, com o objetivo de reprimir o tráfico de drogas naquela municipalidade.
Após trabalho investigativo de campo, a equipe da DISE apurou a possível prática do crime de tráfico de drogas em uma residência anastaciana. Desta forma, com o Relatório de Investigação, a Polícia Civil representou, o Ministério Público anuiu e o Poder Judiciário autorizou a realização de busca e apreensão no imóvel do suspeito, dando-se, na manhã do dia de hoje, pelas equipes policiais civis e militar, o cumprimento ao mandado.
Na residência de C.J.F.S, homem de 27 anos, foram encontradas 32 porções de crack, que estavam embaladas em formato comumente utilizado para a venda; petrechos usualmente utilizados para o tráfico, tais como balança de precisão, tesoura e plásticos para embalagem de entorpecentes; bem como dois aparelhos celulares. Também estava no local, no momento da abordagem, E.A.R, adolescente do sexo feminino, com 17 anos de idade.
Indagado pela equipe policial, o homem, em princípio, negou a prática do tráfico. Já a adolescente confirmou que as drogas também lhe pertenciam e que o casal estava há alguns meses traficando e utilizando a residência como ponto de venda de drogas.
A adolescente e o homem foram conduzidos ao Plantão Permanente de Polícia Judiciária de Presidente Venceslau. Em solo policial, a Autoridade Policial deliberou, diante dos elementos de informação produzidos, por decretar a prisão em flagrante de C.J.F.S. em razão da prática do crime de tráfico de drogas, bem como por determinar a apreensão da menor E.A.R. em razão da prática de ato infracional análogo ao mesmo crime.
C.J.F.S. foi transferido para a Cadeia Pública de Presidente Venceslau, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário para a realização de audiência de custódia. A Polícia Civil representou pela conversão de sua prisão em flagrante em preventiva. Já E.A.R. foi transferida para a Fundação Casa de Araçatuba, onde também permanecerá à disposição do Poder Judiciário para a realização de audiência preliminar.
Participaram da ação nove policiais, dentre civis e militares, e foram empregadas duas viaturas nos trabalhos.
Destaca a Polícia Civil a importância do combate ao tráfico de drogas, notadamente porque o referido delito produz inúmeros reflexos nocivos na sociedade, destruindo famílias e aumentando o número de crimes patrimoniais. Também pontua que a ajuda da comunidade tem sido fundamental nas investigações sobre tráfico de drogas, podendo a população apresentar informações relacionadas ao delito por meio dos canais 197 ou 180, ou, ainda, para a própria equipe da DISE, por meio do telefone (18) 3272-2180, sendo que todas as informações recebidas são checadas e apuradas com absoluta discrição.