A Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente (Seduc) concluiu nesta terça-feira (01/07) a aplicação da primeira fase do Sarem (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar Municipal), que foi iniciada no dia 26 de junho e contemplou aproximadamente 10 mil alunos da rede, de 1º a 5º ano.
Durante os dias de aplicação, a equipe técnica da Seduc esteve presente em diversas unidades escolares, acompanhando de perto o desenvolvimento das atividades e prestando suporte às equipes pedagógicas.
Inicialmente programada para o período de 24 a 27 de junho, a avaliação teve o cronograma ajustado em razão das baixas temperaturas e chuvas intensas, com o objetivo de garantir a maior participação possível dos alunos e evitar prejuízos ao processo avaliativo, por conta das ausências que são registradas em dias como esses.
Sobre o Sarem
O Sarem é uma iniciativa da Seduc, elaborado pela Coordenação Pedagógica, em parceria com a Coordenadoria de Gestão Educacional (CGE), que tem como objetivo diagnosticar os níveis de aprendizagem dos estudantes e subsidiar ações pedagógicas mais eficazes nas escolas.
Os alunos dos 1º a 5º são avaliados nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática, além de proposta de produção textual.
Já os alunos do 3º ao 5º ano realizam, adicionalmente, a avaliação de Ciências Humanas e da Natureza. Cada caderno é composto por 20 questões de múltipla escolha, baseadas nas habilidades previstas no currículo municipal.
A segunda etapa da avaliação está prevista para acontecer na primeira semana de novembro, conforme informou Janaina Comitre Cantero, responsável pela CGE. Ela destacou o comprometimento das equipes escolares durante o processo e agradeceu a participação ativa dos alunos e o apoio das famílias, fundamentais para o sucesso da iniciativa.