Ainda este ano a Santa Casa de Presidente Prudente deverá ser beneficiada com uma redução significativa na conta mensal de energia elétrica, graças à instalação de um sistema de energia fotovoltaica. Por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), iniciativa regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Energisa Sul-Sudeste vai investir cerca de R$ 400 mil em um projeto que contempla instalação de placas fotovoltaicas e substituição de aparelhos de ar-condicionado e lâmpadas.
Os projetos serão executados por uma empresa terceirizada, sem custos para a entidade. O coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira, explica que o propósito dos projetos de eficiência energética é estimular o desenvolvimento de novas tecnologias que contribuam para a redução na demanda de energia.
“As melhorias resultarão em uma importante redução de custos para o hospital, que poderá administrar melhor e reorganizar seus recursos de acordo com as demandas da unidade. Além disso, a instituição ganha em qualidade e segurança, com novos equipamentos que minimizam os riscos e evitam o desperdício de energia”, reforça Thiago.
O projeto de microgeração de energia da Santa Casa consiste na instalação de 58 painéis fotovoltaicos. Além disso, contempla a modernização do sistema de iluminação artificial atual, com a substituição de 1.488 lâmpadas fluorescentes por luminárias de tecnologia LED, que possuem um ciclo de vida bem maior em relação aos sistemas convencionais. Dessa forma, evita-se a necessidade de substituições constantes dos equipamentos.
Também será feita a substituição do sistema de condicionamento ambiental atual por tecnologia inverter, com quatro aparelhos de ar-condicionado de 36.000 BTUs e um de 9.000 BTUs. Com isso, a previsão é de que com o projeto em funcionamento, a unidade consiga economizar, em média, 174,22 MWh/ano.
“Além de instalar todos esses equipamentos, nosso projeto contempla ações de conscientização dos colaboradores da unidade, a fim de favorecer o uso da energia de forma eficiente e sem desperdício”, complementa o coordenador.
Para a diretoria da Santa Casa de Prudente, o investimento do projeto pela Energisa é motivo de gratidão. Receber um projeto como esse, que moderniza a estrutura do hospital com a instalação de painéis solares, troca de lâmpadas e equipamentos de ar-condicionado por versões mais econômicas, significa muito mais do que reduzir custos com energia.
“Para nós, que somos uma instituição filantrópica, toda economia faz diferença. Isso nos permite aplicar os recursos em outras áreas importantes que impactam diretamente na melhoria do atendimento aos pacientes. Com esse apoio, conseguimos ampliar nossa capacidade de cuidar, tratar e salvar vidas com mais qualidade”, enfatiza o provedor da Santa Casa, Itamar Alves de Oliveira.
Ele acrescenta ainda que a Santa Casa tem um papel importante na saúde de Prudente e região, e iniciativas como essa mostram que é possível unir responsabilidade ambiental, compromisso social e boa gestão dos recursos recebidos.
“Agradecemos à Energisa por acreditar no nosso trabalho e nos ajudar a seguir firmes na missão de cuidar das pessoas com dignidade, respeito e amor”, finaliza Itamar.