Convênio oferta serviços de saúde e educação em Sandovalina

204
Pró-reitor da Unoeste, Dr. Adilson Eduardo Guelfi e o prefeito de Sandovalina, Marcos Mendes da Silva `Paco´ | Foto: Homéro Ferreira

A Prefeitura de Sandovalina passa a contar com os serviços de aplicação de testes de acuidade visual escolar e projeto de incentivo à leitura e letramento. Ações de extensão universitária prestadas pela Unoeste, com quem o prefeito Marcos Mendes da Silva `Paco´ assinou convênio de cooperação técnica na quinta-feira (30) desta semana. A assinatura ocorreu junto à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), com o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi, representando o diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec, mandenedora da Unoeste) Dr. Augusto César de Oliveira Lima.

O convênio estabelece colaboração em projetos de ensino, pesquisa e extensão envolvendo estudantes universitários em atividades de aperfeiçoamento profissional, orientados e acompanhados por professores dos cursos de Enfermagem, Medicina, Pedagogia presencial e EAD, mestrado e doutorado em Educação.

As atividades iniciais em Sandovalina, cidade de 4,4 mil habitantes, serão pelo Programa Educa Pontal e Programa Unoeste + Cultura, com os projetos de saúde visual do escolar e Bolsa Encantada: literatura e imaginação. Na acuidade visual, os alunos que tiverem alguma dificuldade em enxergar serão encaminhados ao serviço médico.

 Expertise em acuidade visual

Apoio:


A aplicação de testes de acuidade é uma das expertises da área de saúde na Unoeste, através do Programa Saúde Visual do Escolar. Em parceria com o Rotary Clube Centenário e o Banco de Olhos da Santa Casa, em 12 anos e meio foram atendidos mais de 25,2 mil alunos ingressantes do 2º ciclo do ensino fundamental em 26 escolas da rede estadual de ensino em Presidente Prudente.

Aplicados os testes, mais de 4,5 mil alunos foram encaminhados para consultas médicas, dos quais 1.806 passaram a usar óculos e 136 precisaram fazer exames clínicos e ter acompanhamento médico. O feedback de professores é que houve melhora na qualidade da aprendizagem dos alunos com óculos, por enxergarem melhor os conteúdos na lousa, nos cadernos e livros.

O Educa Pontal é uma das expertises do setor educacional, com foco nas peculiaridades do Pontal do Paranapanema, região que concentra o maior número de assentamentos da reforma agrária no Brasil: 117. Implantado em 2019, o Educa Pontal tem proporcionado resultados positivos para a comunidade escolar da área de abrangência da Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema.

São oito municípios com população total de mais de 86 mil habitantes, incluindo 6 mil famílias em 70 dos 117 assentamentos. Dentre os parceiros do Educa Pontal, está a Diretoria de Ensino, cujo dirigente Enio Magro motivou o prefeito Paco a fazer convênio com a Unoeste para levar serviços de saúde e educação na rede municipal, formada por duas escolas com o total de 900 alunos: quase ¼ da população.

Necessidade em acuidade visual

Conforme a secretária municipal de Educação e Cultura, Flávia Ely Tafner Silva, a Escola Municipal de Ensino Infantil (Emeif) Maria José da Silva, conhecida como Creche Dona Fiinha, atende crianças de até três anos e 9 meses. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) e Suplência Monteiro Lobato, atende da pré-escola em diante; com oferta de transporte para alunos que moram na zona rural.

Pelo Bolsa Encantada: literatura e imaginação, o aluno recebe pasta decorada com livros infantis e leva para casa, incluindo caderno para que faça um breve relatório, que pode conter apenas uma frase, desenho ou imagem. Projeto implantado no ano de 2019 em Presidente Prudente, com a expertise dos cursos de Pedagogia, na Escola Municipal Rosana Negrãio Freitas dos Santos, para alunos dos anos iniciais.

A Secretaria Municipal de Saúde conta com Unidade Básica de Saúde (UBS), com atendimento urbano e rural, incluindo duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Posto Avançado de Saúde (PAS). Atualmente, por causa da dengue, são de 120 a 150 consultas por dia. A secretária municipal de Saúde, Luzia Cristina Oliveira Alves, comemora a oferta da acuidade visual, uma vez que a saúde pública local não tem oftalmologista.

Também estiveram na assinatura do convênio a coordenadora de ações extensivas gerais, professora Cidinha Martines; pelo curso de Enfermagem o professor Eduardo Fuzetti Cazanãs; a responsável pelo Educa Pontal, coordenadora dos cursos de Pedagogia e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Dra. Danielle Aparecida do Nascimento Santos; e o responsável pelo Unoeste + Cultura, professor e artista plástico Josué Pantaleão.

 

COMENTÁRIOS