Prefeitura de Dracena sofre ataque de hackers no sistema de informática

134

No último sábado (9), por volta das 19h00, a Prefeitura de Dracena detectou uma invasão virtual em seus servidores de informática. Logo após a constatação da ação dos criminosos foi realizado o desligamento dos servidores.

Servidor é um computador equipado com um ou mais processadores, bancos de memória, portas de comunicação e, ocasionalmente, algum sistema para armazenamento de dados.

Ontem (10), pela manhã, a Prefeitura religou os servidores para análise sendo constatado o real ataque a todos os servidores por um hacker ainda não identificado.

O ataque comprometeu dois dos principais servidores da Prefeitura, consequentemente, gerando prejuízos aos sistemas de contabilidade, tributação, arrecadação, recursos humanos, e-sus, compras, licitação, entre outros. Serviços de nota fiscal eletrônica e consulta de certidões também estão fora do ar em razão do ataque.

Apoio:


No fim da tarde desta segunda-feira estiveram presentes da delegacia de polícia para realização de boletim de ocorrência e registro dos fatos ocorridos, o prefeito Juliano Bertolini, o secretário de planejamento Vanderlei Araújo e o chefe do departamento de informática Osmar Scobin.

O secretário de planejamento comentou com revolta a ação criminosa, que prejudica não somente o expediente da Prefeitura, mas também causa danos à população que utiliza os serviços da municipalidade. “Além de um ataque operacional e que comprometeu boa parte do atendimento à população e fornecedores, essa invasão é um crime e os responsáveis terão que pagar criminalmente pela atitude irresponsável”, declarou Vanderlei.

O departamento de informática da Prefeitura está atuando para retornar em breve a disponibilização dos serviços.

Fonte: Prefeitura de Dracena

COMENTÁRIOS