Unoeste oferece mais de mil vagas na graduação para o FIES

156

Quem tem a pretensão de fazer uma faculdade de excelência como é o caso da Unoeste, mas não está atualmente em condições financeiras favoráveis pra isso, não precisa adiar o sonho de vez. Pode recorrer, por exemplo, ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do Governo Federal. As inscrições para pleitear uma das vagas começaram nesta terça-feira (7) e seguem até às 23h59 de sexta-feira (10). A Unoeste oferece vagas por meio do Fies para cursos de graduação nos três campi – Presidente Prudente, Guarujá e Jaú.

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. O objetivo é conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), caso da Unoeste. O financiamento varia de acordo com a renda familiar do estudante, e a dívida só começa a ser quitada após a conclusão do curso.

Para este primeiro semestre, são 1.045 vagas para todos os campi. Sendo 960 vagas para Prudente, 50 vagas para Jaú e 35 vagas para Guarujá. A liberação de cada uma dessas vagas depende do MEC, já que é feita de acordo com a região e com a quantidade de cursos oferecidos nessa mesma região. Para conferir os cursos ofertados e efetuar a inscrição, basta acessar o site do programa clicando neste link.

Para se inscrever, o candidato precisa atender alguns requisitos, entre eles ter realizado uma das edições do Enem, a partir de 2010; ter alcançado pontuação média nas quatro provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) igual ou superior a 450; não ter zerado a prova de redação; possuir uma renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos; e possuir CPF e e-mail.

Apoio:


Por que escolher Unoeste?

A Unoeste tem cursos bem avaliados pelo MEC, a maioria com conceitos excelentes – 4 e 5. Ao todo, já formou mais de 120 mil profissionais que estão espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Muitas das histórias de sucesso tiveram contribuição de programas de bolsas ou financiamento.

Outras histórias, também com contribuição do Fies, ainda vão sendo construídas dentro do ambiente acadêmico. É o caso da aluna do 2º termo do curso de Psicologia, Kelly Garcia Da Cruz, de 22 anos. Ela mora em Iepê e conseguiu financiamento de 90% do curso. “O Fies para mim foi uma realização. Entrar na universidade é realmente um grande sonho, sem o financiamento estudantil eu não conseguiria cursar por questões financeiras”, diz ela.

Kelly é só elogios para estrutura que o curso oferece e para a qualidade de ensino aplicada. “A Unoeste tem uma ótima estrutura, ótimos profissionais, a maioria mestre ou doutor. O curso é tudo o que sempre sonhei, é minha opção desde sempre e eu gosto muito das aulas práticas, a exemplo das aulas de Biologia Celular e Neuroanato”, compartilhou, dando uma injeção de ânimo àquelas pessoas que muitas vezes ignoram o financiamento achando que não vão conseguir uma das vagas. “Eu só digo para tentarem. Eu consegui uma bolsa e foi o maior marco da minha vida, pois também pensei que não conseguiria. A universidade traz novos pensamentos, amadurecimento e empatia”.

Morador de Caiabu, o aluno do 2º termo de Ciências Contábeis, Lucas Henrique Gomes Gonçalves, também conseguiu entrar na faculdade por consequência do Fies. O futuro contador conseguiu financiamento de 70%, o que tem possibilitado a ele avançar no curso. “Conseguir o Fies foi algo muito importante, por não ter condição financeira para cursar o ensino superior, e por ter participado de cinco edições do Enem até conseguir o que eu queria”.

Ele também explicou porque escolheu a Unoeste para cursar Ciências Contábeis. Acho a estrutura da Unoeste uma das melhores, e com um corpo docente muito qualificado. Gosto bastante dos professores e do curso. Superou as minhas expectativas e pelo método de ensino ser diferenciado do comum, por meio da Business School, e o que tenho mais gostado sinceramente é a parte de conhecer pessoas novas todos os dias”. O Lucas também mandou um recado incentivador para quem deseja chegar ao ensino superior por meio do Fies. “Para aqueles que acham que não conseguem ou não conseguiram ainda tente de novo. E se não conseguir tente novamente, pois o seu único obstáculo é você mesmo. Eu tentei por cinco edições até finalmente conseguir. Então não desista”, concluiu.

Fies em Jaú

A aluna do 2º termo de Medicina em Jaú, Marina de Souza Simioni, conseguiu financiar 81% da faculdade, por meio do Fies, para realizar o sonho de criança em se tornar médica. “Infelizmente eu não teria condições de arcar com a faculdade sem o Fies, então ter conseguido foi o que me deu a chance de poder estar cursando o que sempre sonhei em fazer. O Fies está me dando a chance de ser a primeira médica da minha família”.

Para quem assim como ela quer alcançar o ensino superior, mas não têm condições ela sugere tentar o Fies. “É uma forma de ingresso no curso dos seus sonhos, arcando com valores bem abaixo da mensalidade e que são possíveis de pagar mensalmente”.

Fies em Guarujá

Quem opta em estudar no campus de Guarujá também pode ser contemplado com o Fundo de Financiamento Estudantil.  A aluna Ellen Thalita Cordeiro, atualmente matriculada no 5º termo de Medicina, teve acesso ao curso por meio do Fies. “O Fies é uma grande chance de um grupo que às vezes se sente excluído da possibilidade de entrar na Medicina. Eu não consegui entrar pelo Prouni porque embora eu era bolsista no colégio, não era 100%, então não deu certo. A única opção que visualizei naquele momento foi tentar o Fies. Eu passei em outras faculdades particulares, mas não tinha condições financeiras de arcar com a mensalidade. Então foi uma oportunidade gigante porque se não fosse o Fies eu nem sei quanto tempo eu continuaria no cursinho para tentar passar numa federal”, considerou a estudante.

A Ellen também elogiou toda a estrutura disponibilizada para o curso de Medicina no campus de Guarujá. “Tem uma infraestrutura incrível, os laboratórios são muito bons, a biblioteca tem muito material, muitas opções de livro e quantidade também. E como agora estão entrando mais alunos, a biblioteca tem aumentado o número de livros também pra continuar suprindo as nossas necessidades. Então eu acho muito bom”.

Recado importante

Por meio do Fies é possível usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pleitear um financiamento das mensalidades de uma instituição de ensino privada.  Mas diferentemente do Prouni, o programa não oferece bolsas de estudo, e sim um “empréstimo”. Neste caso, depois que concluir a graduação, o candidato deverá quitar a dívida em parcelas proporcionais à sua renda. Se você tem interesse, não se esqueça que o prazo de inscrição é somente até esta sexta-feira (10). Lembrando que as vagas no Fies são para os cursos de graduação presencial. Quer saber mais sobre as opções de bolsas e financiamentos que a Unoeste tem pra você? Clique aqui. O Blog da Unoeste também preparou uma material completo para você entender como funciona o Fies. Basta clicar neste link e boa leitura.

COMENTÁRIOS