UNOESTE: Está aberta a oportunidade para esgrima em cadeira de rodas

132
Esgrima para cadeirantes na Unoeste | Foto: Homéro Ferreira

Junção de esforços possibilita a oferta gratuita de aulas de esgrima em cadeiras de rodas na cidade de Presidente Prudente. Através do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) cedeu os equipamentos de paraesgrima, recebidos pela Associação Paraesportiva do Oeste Paulista (Apop) e instalados na Unoeste que mantém o projeto de extensão “Educação Paralímpica: vivências esportivas em esgrima e paraesgrima”, pelos cursos de Educação Física (presencial e EAD) e Fisioterapia.

A parceria também envolve a Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência e da Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente (Semepp).

A abertura oficial do projeto ocorreu na noite desta segunda-feira (10) na sala de recreação e dança do Centro Esportivo localizado no campus II. O coordenador dos cursos de Educação Física presenciais (licenciatura e bacharelado) Dr. Marcelo Crepaldi Leitão disse que parcerias, construídas pelo professor da disciplina de esporte e lutas Carlos Augusto de Carvalho Filho e com o respaldo institucional, estão gerando significativos benefícios acadêmicos e sociais, mediante a articulação entre as instituições envolvidas e a comunidade.

Algumas etapas

Apoio:


Carlos contou que foram necessárias algumas etapas para chegar a esse momento de aulas de paraesgrima. O início foi em 2017, quando da inclusão da disciplina que ministra na matriz curricular. A pandemia do coronavírus, com o consequente isolamento social durante cerca de dois anos, fez aumentar o tempo entre a elaboração do projeto e sua execução. Em agosto do ano passado, o coordenador técnico da CBE Ivan Schwantes esteve na universidade e ministrou curso para professores e alunos, como preparação para dar aulas de esgrima em cadeira de rodas. O educador físico Luiz Barbosa, conhecido como Luiz Obama, que fez o curso e que já atuava em atividade correlata, assumiu as aulas do projeto.

Luiz procede do parabadminton no Sesi e agora atua como professor de paraesgrima, com aulas que dão a oportunidade do aluno escolher entre dois dias da semana e dois horários. As ofertas são para aulas com turmas na terça e quinta-feira; quarta e sexta-feira no Centro Esportivo e sempre no horário da tarde. O primeiro aluno é o publicitário cadeirante Bruno Bertucchi Tomiazzi que já praticou outros esportes: basquete em cadeira de rodas, tiro esportivo e street dance. Convidado para o projeto paraesgrima, buscou vídeos, gostou e resolveu fazer as aulas; “mais por questão psicológica de desenvolver a atenção, do que fazer por fazer”.

Conjunto completo

A CBE destinou R$ 65 mil em equipamentos em regime comodato para a Apop e utilização na Unoeste que é credenciada como Centro de Referência do CPB. Dentre os 29 itens, estão: conjunto completo de fixador, que são as plataformas das cadeiras de rodas; uniformes, luvas, máscaras, espadas elétricas e placar eletrônico. A Apop figura como comodatária, através de sua diretoria que tem na presidência Eduardo Pereira, formado em educação física na cidade de Santos, coordenador do Centro de Referência Paralímpico em Prudente e praticante de paratletismo, portador de ataxia: dificuldade de manter a coordenação motora.

Conforme Eduardo, a Apop foi criada em 2017, por coincidência no mesmo ano de inclusão da disciplina de esporte e lutas na matriz curricular dos cursos de Educação Física da Unoeste. A associação surgiu da necessidade de atender pessoas portadoras de deficiências, através do esporte: seja de formação (escolinha) ou de alto rendimento (competição). Em parceria com a Semepp, a Apop mantém a equipe de natação paralímpica que representa a cidade em competições; treinada e conduzida pela professora Micheline Cardoso Pereira que esteve na abertura do Projeto Paraesgrima acompanhada da nadadora Dayana Cardoso Vitor de Souza, aluna de Educação Física.

Serviço – Interessados nas aulas de paraesgrima: contato pessoalmente com o professor Luiz, a partir da próxima semana no Centro Esportivo, ou pelo telefone (18) 99821-71346.

COMENTÁRIOS