TRE-SP inicia ciclo de verificação das urnas eletrônicas com foco nas Eleições 2024

69

Pouco mais de seis meses após o fim do segundo turno das Eleições 2022, as urnas eletrônicas voltam a funcionar a todo vapor a partir desta segunda (15). Ao todo, 101.940 equipamentos distribuídos em todo o estado de São Paulo vão passar pelo primeiro ciclo de manutenção. O objetivo do procedimento, coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), é identificar eventuais problemas e diminuir a ocorrência de falhas na operação das urnas no dia da votação.

De acordo com a Seção de Urnas Eletrônicas (SEUE) do TRE-SP, a manutenção preventiva abrange os equipamentos modelos 2010, 2011, 2013 e 2015. A verificação das urnas versão 2020 ainda aguarda autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já as urnas modelo 2009 não passarão pelo procedimento — a expectativa é que sejam substituídas pelo novo modelo. Todas as zonas eleitorais e postos de atendimento do Estado que mantêm os aparelhos de votação deverão realizar a verificação.

Entre outras operações, as verificações incluem a carga elétrica das baterias e a execução de um Sistema de Teste Exaustivo (STE), que analisa todas as funcionalidades do equipamento. A manutenção preventiva é monitorada e possíveis problemas técnicos são relatados em um sistema de logística de urnas eletrônicas para posterior reparo. A previsão é que esse primeiro ciclo se estenda até 28 de julho.

Embora o próximo pleito esteja previsto apenas para outubro de 2024 — quando o eleitorado terá um novo encontro com as urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores —, os preparativos para as eleições municipais na Justiça Eleitoral começam bem antes. O teste dos equipamentos é um dos principais e ocorre periodicamente a fim de garantir a fluidez da votação.

Apoio:


Realizada essa primeira manutenção, as urnas voltam a ser testadas no segundo semestre. O próximo ciclo está previsto para começar no fim de agosto e terminar em novembro.

Urnas modelo 2022

No último dia 4, o Tribunal Superior Eleitoral deu início à produção das novas urnas eletrônicas, modelo UE 2022. Conforme o TSE, está prevista a produção de 219.998 equipamentos até fevereiro do ano que vem para serem utilizados nas Eleições 2024. A expectativa é que a versão 2022 substitua as urnas 2009 e 2010. Ainda não foi divulgada a quantidade de novos aparelhos que serão encaminhados ao estado de São Paulo.

Para garantir a lisura das eleições, a Justiça Eleitoral adotou um sistema completamente informatizado, que resultou na criação da urna eletrônica em 1996. O uso da tecnologia foi uma resposta efetiva às fraudes que ocorriam desde os tempos do Império. A implantação do processo eletrônico trouxe confiança às eleições no Brasil. A urna é auditável, passível de fiscalização e não está conectada à internet, o que garante a segurança da votação. Confira nesta página mais detalhes sobre as funcionalidades da urna eletrônica.

COMENTÁRIOS