Prefeitura de Presidente Venceslau entrega tablets para alunos do AEE e Ensino Integral

66

A Escola da Rede Municipal (Emefei) “Lúcio Mariano Pero”, localizada em Presidente Venceslau, recebeu na noite de segunda-feira (10) a entrega simbólica de tablets para professores e alunos, em mais uma ação integrante do projeto “Escola Conectada”.

Ao todo, foram entregues 60 equipamentos, sendo 30 destinados para salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e 30 para escolas de tempo integral, para alunos dos eixos de Matemática e Tecnologia e Inovação.

Daniela Kubinyec da Silva, assessora técnico pedagógica vinculada à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), explicou que os tablets chegam como um recurso de tecnologia assistiva para as crianças da educação especial e ensino integral, para a ampliação do atendimento aos públicos. “Nas escolas de tempo integral, a professora Aline Aparecida Oliveira da Silva é a responsável pelo projeto, então ela fará toda a mediação e o planejamento para uso desses materiais por parte das crianças e nas salas de AEE cada escola tem um professor de educação especial que ficará responsável pelo manejo, tanto para comunicação alternativa das crianças como para jogos, alfabetização e plataforma de comunicação”, explicou.

Ainda segundo a assessora, o material amplia a gama de conteúdos aplicados em sala de aula de forma dinâmica, lúdica e interativa, oportunizando o acesso a estratégias diferentes para a aprendizagem. “No caso da educação especial, também surge como um recurso de acessibilidade, seja na plataforma de comunicação, na realidade aumentada, nos jogos para trabalhar funções executivas. Chegam para diversificar as estratégias de ensino e consequentemente melhorar a aprendizagem das crianças”, pontuou.

Apoio:


As unidades EMEF Arthuzina de Oliveira D’Incao, EMEF Dr. Álvaro Coelho, EMEF Santa Duarte D’Incao, EMEFEI Aparecida Therezinha de Medeiros, EMEFEI Dalva Ferreira Melo, EMEFEI Joaquim Rodrigues Batata, EMEFEI

Lúcio Mariano Pero, EMEFEI Professor João Rodrigues, EMEI Dagoberto Rodrigues da Silva Pinto e EMEI Vitalina de Almeida Prado Ribeiro serão beneficiadas com a entrega dos tablets. “As creches recebem o AEE por itinerância e a professora que desenvolve esse trabalho levará o recurso”, completou Daniela.

O próximo passo será a realização da formação dos professores para o devido uso dos aplicativos.

Projeto Escola Conectada

A prefeita Bárbara Vilches participou do evento de entrega e lembrou do início do projeto “Escola Conectada”, iniciado em julho de 2021 com a entrega de 108 notebooks para serem distribuídos e usados em todas as salas de aula das escolas municipais.

A sequência do projeto teve também a disponibilização de rede Wi-Fi e TVs para as salas de aula da Rede Municipal.

De acordo com o Poder Executivo, os recursos investidos para a compra dos tablets são oriundos do Salário-Educação.

COMENTÁRIOS