Pescador profissional é multado em R$ 1.024 por não respeitar legislação em Presidente Epitácio

141

Nesta segunda-feira, 17 de abril, durante policiamento náutico no Lago da UHE Sérgio Motta “Rio Paraná” no município de Presidente Epitácio, uma equipe da Polícia Ambiental avistou uma embarcação com uma pessoa realizando pesca com uso de rede de emalhar.

Durante a abordagem o pescador de 50 anos, apresentou sua carteira de Pescador Profissional. Porém, o pescador praticava pesca com método não permitido, ou seja, armou suas redes a menos de 150 metros de outra rede de pesca de outro pescador profissional, contrariando o artigo 4°, inciso I da Instrução Normativa Ibama n° 26/2009, sendo que esse outro pescador não estava presente no local.

Em posse do envolvido foi encontrado uma rede de nylon e 1,2 kg de peixes da espécie piranha, sendo assim lavrando em seu desfavor um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 1.024,40 por pescar mediante método não permitido, com base no artigo 35, parágrafo 1°, inciso II da Resolução SIMA Nº 05/2023.

As redes foram apreendidas e depositadas na sede da Polícia Ambiental onde ficarão à disposição da Justiça; já os peixes foram destinados à vala sanitária por estarem impróprios para ao consumo humano. Quanto a outra rede de nylon, também foi apreendida e presos nela havia 24,72 kg de peixes já mortos de várias espécies.

Apoio:


O petrecho de pesca também foi apreendido e depositado na sede da Polícia Ambiental e os peixes destinados na vala sanitária por estarem impróprios para consumo humano. Posteriormente será realizada diligência no intuito de identificar o pescador profissional responsável por esses materiais que será responsabilizado.

COMENTÁRIOS