MEC confirma conceito 5 em mais dois cursos EAD da Unoeste

78

Os cursos de Gestão da Tecnologia da Informação (TI) e Ciências Contábeis, ambos oferecidos pela Unoeste na modalidade EAD, conquistaram conceito máximo na avaliação de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Durante o período de análise, os avaliadores do MEC que chancelaram o conceito 5 levaram em consideração itens importantes dentro dos dois cursos, como a estrutura curricular, corpo docente e a estrutura da instituição oferecida aos alunos. “Para que um curso atinja o conceito 5 redondo é necessário ter excelência em todos os itens avaliados pelos avaliadores do MEC. O que indica o comprometimento e excelência de todo o corpo docente do curso e de sua estrutura”, adianta o coordenador de Gestão da TI EAD, Francisco Virginio Maracci.

É a primeira vez que ambos os cursos são avaliados pelo MEC. O de Gestão da TI EAD abriu em 2020, enquanto que o de Ciências Contábeis abriu em agosto de 2019. No dois casos, o reconhecimento é pedido ao MEC após suas primeiras turmas atingirem metade do curso.  Lembrando que em abril, o Núcleo de Educação a Distância (Nead) já havia comemorado o recredenciamento pelo MEC com conceito 5 em outros vários cursos, sendo eles Administração, Design Gráfico, Gestão Comercial, Gestão Hospitalar, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Pedagogia (licenciatura) e Processos Gerenciais. A avaliação é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC que fiscaliza os cursos de graduação e, através de métricas, apura o grau negativo ou positivo do ensino para reconhecer ou renovar o reconhecimento de cursos.

Novos resultados

Os cursos de Gestão da Tecnologia da Informação e Ciências Contábeis tiveram os conceitos divulgados neste mês. O de Gestão da Tecnologia da Informação EAD desenvolve as competências necessárias para o profissional atuar na administração dos recursos de infraestrutura física e de lógica das tecnologias da informação e comunicação. De acordo com o coordenador do curso, o profissional também pode atuar na gestão de profissionais, como interlocutor entre a administração geral e a área de informática.

Apoio:


Para quem tem interesse em se formar na área, na modalidade EAD, Francisco garante que escolher a Unoeste é garantia de aprendizado adquirido durante a formação. “É a vantagem de estudar no lugar e no horário que melhor se adequar à rotina do interessado. O ambiente virtual de aprendizagem é dinâmico e ele terá contato direto e acompanhamento de seus professores sempre que precisar. A Gestão da TI EAD tem certificações parciais que concedem certificados de qualificação profissional de nível tecnológico”, ressalta, acrescentando que a formação possibilita o estudante a estar mais próximo do mercado de atuação como futuro tecnólogo em TI, permitindo que ele desenvolva sua capacidade empreendedora.

No caso do curso bacharelado em Ciências Contábeis EAD, qualquer assunto relacionado ao patrimônio será da alçada do contador, esteja ele atuando como profissional liberal, empregado de empresa privada, servidor público ou no Terceiro Setor. No curso, a visita dos avaliadores do MEC era aguardada desde 2020. Contudo, isso não aconteceu naquele ano por conta da pandemia de Covid-19. Por isso só em 2023 o MEC conseguiu realizar a avaliação. Para o coordenador do curso, André Junior Silva Wiezzel, o reconhecimento do MEC “endossa a robustez da proposta pedagógica” e diferencia o curso pela “sua incontestável qualidade”. “Sentimos orgulho pelo feito e continuaremos o trabalho com primor, orientados para as inovações que o contador da Era Digital necessita de modo a se tornar profissionais de alta performance”.

Wiezzel não tem dúvidas de que a obtenção da nota máxima é resultado do esforço empreendido junto aos professores, dedicados na missão de aperfeiçoar os processos de docência e tutoria.  Além disso, o curso prioriza desde o início os aspectos técnicos e a realização de práticas contábeis com o uso de diversos softwares e aplicativos. “A estrutura do curso é completa, pois desfrutamos de materiais didáticos de ponta, uma Biblioteca Virtual moderna e um invejável Ambiente Virtual de Aprendizagem desenvolvido pela própria Unoeste [Aprender]. Os professores são também tutores, fato que torna o aprendizado mais seguro e eficaz. O curso tem atraído estudantes com perfil crítico, geralmente muito dedicados e exigentes, que têm colaborado para aprimorá-lo, pois buscam o diálogo e a interação junto à coordenação. Esses atributos tornam o conceito 5 proporcional ao produto educacional que ofertamos para a sociedade”, destacou o coordenador de Ciências Contábeis EAD.

Para quem deseja ingressar em um curso superior reconhecido pelo MEC e de excelência, André Wiezzel sugere a Unoeste por dispor de professores mestres e doutores que conhecem na prática o conteúdo que ensinam. “Se você está indeciso frente à diversas opções de escolha em meio a tantos cursos em EAD, sugiro que verifique primeiramente o cadastro da instituição pretendida junto ao MEC. Não se permita enganar. No site da Unoeste você verifica por QR Code o nosso cadastro com toda facilidade. Busque avaliar o desempenho do curso junto ao MEC e indicadores que tragam a certeza de que não vai perder tempo e dinheiro”, garante.

Satisfação em ser Unoeste

Formado em Gestão da Tecnologia da Informação em julho do ano passado, o coordenador de TI Antônio da Silva Júnior, de 27 anos, conta que optou em cursar Gestão da TI na Unoeste, na modalidade EAD, por saber que a Faculdade de Informática de Presidente Prudente (FIPP) e o Nead sempre foram referências na região. “Me sinto muito feliz em fazer parte do corpo de alunos e principalmente saber que meu curso está com a nota máxima. É uma sensação de segurança de saber que a instituição escolhida é a melhor em conceito de avaliação”, comentou.

Para ele, a estrutura da Unoeste somada a qualificação do corpo docente explicam o porquê do conceito máximo na avaliação de reconhecimento do MEC. “Sempre ressaltei o quão importante é ter acompanhamento de profissionais qualificados e experientes, e os professores e coordenadores desse curso sempre foram excepcionais. A plataforma e metodologia são ótimas, mas o corpo docente é sem dúvidas o diferencial”. Sobre o ensino a distância, ele diz só ter enxergado vantagens. “A EAD da Unoeste proporciona muita flexibilidade e simplicidade. Toda a experiência faz com que a distância se encurte. A plataforma simplifica e auxilia muito na organização, e a interação com professores e alunos é facilitada. Particularmente, gostava muito da forma com que os conteúdos eram organizados e listados. A modalidade é maravilhosa para quem precisa de mais agilidade, o conteúdo e os professores são maravilhosos, e o acompanhamento do aprendizado surpreende pela proximidade”, elogia.

Morador de Presidente Prudente, Alexandre Godoy, de 27 anos, e que já vinha atuando na área de Tecnologia da Informação há alguns anos, também se formou recentemente na Unoeste. Ele ficou orgulhoso em saber da obtenção do conceito máximo conquistado pela curso junto ao MEC. “É gratificante, pois observamos a dedicação e esforço do corpo docente, coordenação e tecnologia para entregar uma experiência fluída de capacitação de qualidade. Além do mais como profissional vejo com bons olhos que o curso mantém a régua elevada, fortificando o currículo dos ex-alunos que foram formados em uma graduação de referência”, considerou.

COMENTÁRIOS