Escola de Dracena faz juri-simulado com alunos do ensino médio sobre livro de Machado de Assis

120

Os alunos de todas as turmas do Ensino Médio do Colégio Anglo-CID, orientados pela Profa. Ma. Lizandra do Nascimento Martins, realizaram um júri simulado da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis. A atividade teve como objetivo principal estimular a leitura e a interpretação da obra, além de proporcionar aos alunos uma experiência prática de um júri.

Lizandra explica que, durante o júri simulado, os estudantes tiveram a oportunidade de assumir os papéis dos personagens do livro e apresentar suas versões dos acontecimentos. Houve também a participação de um júri popular, que teve a responsabilidade de avaliar as argumentações e decidir se Capitu era ou não culpada de trair Bentinho com Escobar.

“A atividade foi muito importante para o desenvolvimento das habilidades dos alunos, como a oratória, a argumentação e a capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, foi uma forma lúdica e criativa de incentivar a leitura e a compreensão de um clássico da literatura brasileira”, ressalta a professora.

No final, o júri popular decidiu que Capitu era inocente, o que gerou muita discussão e reflexão por parte dos alunos sobre a complexidade da trama e a subjetividade da interpretação literária.

Apoio:


A coordenadora do Ensino Médio Profa. Ma. Rosana Socha ressalta que a atividade do júri simulado da obra Dom Casmurro de Machado de Assis foi um sucesso e cumpriu seu objetivo de estimular a leitura e a interpretação da obra de forma divertida e também desenvolveu outras habilidades importantes nos alunos, como a oratória e a argumentação.

Fonte: Jornal Interativo

COMENTÁRIOS