Câmara terá a partir desta segunda transmissão com intérprete de Libras

61

A partir desta segunda-feira, 13 de março, as transmissões realizadas pela TV Câmara das sessões ordinárias realizadas pela Câmara Municipal de Presidente Prudente terão intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

O recurso é implementado após a Mesa Diretora atender pedido da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, com Mobilidade Reduzida e instituições afins, de autoria e presidida pelo vereador Douglas Kato.

A Mesa Diretora é composta pelos vereadores Tiago Oliveira (Presidente), Nathália Gonzaga (1ª Secretária), Wellington Bozo (2º Secretário) e Professora Joana D’arc (Vice-Presidente).

Este primeiro ato contará com a presença de surdos e representantes da Associação de Surdos e Surdas de Presidente Prudente e Região “Dorvalino Paixão” (ASSPP).

Apoio:


LIBRAS

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), é a segunda língua oficial do Brasil, utilizada pela comunidade surda brasileira, e reconhecida pela Lei Nº 10.436, de 24 de abril de 2002.

A LIBRAS é uma língua de modalidade gestual-visual, na qual é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais, com sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, para transmissão de ideias e fatos.

Dessa foram, a Língua Brasileira de Sinais é uma importante ferramenta de inclusão social, já que é muito utilizada na comunicação com e entre pessoas surdas.

COMENTÁRIOS