Alunos da Apae participam de aula sobre saúde sexual

94

Na manhã desta segunda-feira, 05 de junho, os alunos da Associação Pais Amigos Excepcionais (Apae) de Pirapozinho tiveram uma manhã de muito conhecimento sobre saúde sexual e higiene. A visita faz parte de atividade complementar do projeto “Saúde Sexual” realizado pela unidade da Apae, que por meio do Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e de Medicina do Trabalho (Sesmt) mantém a Unoeste como uma grande parceira na realização de diversas ações pontuais.

Pela universidade, a visita foi articulada junto a professora e coordenadora do laboratório de Habilidades e Simulação (Lhabsim), Milena Colonhese. Ela convidou a coordenadora do curso de Enfermagem, Dra. Larissa Sapucaia Ferreira Esteves, para ministrar uma aula acerca do tema. Os visitantes foram recepcionados pela assistente social do Sesmet, Valéria Cristina dos Santos Rodrigues, que acompanhou toda a ação.

Valéria pontuou que a visita faz parte de ações de responsabilidade social da universidade. “Nesta manhã contribuímos com uma solicitação da Apae de Pirapozinho. Eles necessitavam de um complemento às atividades já realizadas em sala de aula sobre o tema ‘Saúde Sexual’ e nos solicitaram essa ajuda. O Sesmet procurou a professora Milena e fez o acolhimento dos visitantes”.

Para Milena, a universidade amplia as informações que os alunos da Apae já haviam recebido. “Pela nossa estrutura de laboratórios o tema é enriquecido, os alunos puderam ver nas peças como é o corpo humano de maneira lúdica e de fácil interpretação. Para eles, além de absorverem todas as informações, ainda puderam visitar um espaço novo, o que amplia as possibilidades de conhecimento e autonomia”, acredita.

Apoio:


Aula Show!

De acordo com a professora e psicopedagoga da Apae, Rosangela Caldeira, a ideia da visita consistiu em ampliar as explicações sobre um dos principais temas que perfaz o projeto. “Estamos explicando sobre o corpo humano, então nossos alunos precisam de algo mais visual. Já utilizamos recursos diversos na formação de cada um, e desta vez procuramos a universidade para nos ajudar, visto que a Unoeste tem toda uma estrutura que facilita esse entendimento. Trabalhamos muitas coisas em sala de aula, mas estar na universidade proporciona uma amplitude de conhecimento, como essa aula maravilhosa da professora Larissa”.

Com o mesmo pensamento, a psicóloga Paula Gomes Kron enfatiza a importância de se falar sobre saúde sexual. “A gente acredita que para eles terem conhecimento sobre o corpo essa aula é importante e por isso buscamos essa parceria.  Essa contribuição vem para agregar nossas ações, e sem dúvidas é um complemento. Também gostaria de agradecer a todos que nos ajudaram e a aula da professora Larissa”.

Para a Dra. Larissa, dois pontos importantes devem ser ressaltados sobre a atividade. “Enquanto enfermeira fique feliz e foi um desafio muito grande. Ter a sensibilidade de qual termo eu poderia usar, como abordar o assunto, como que se fala claramente sobre saúde para esse público. E a minha preocupação é de como isso pode ajudar, levantei pontos sobre a saúde sexual que nos foi pedido, mas falei sobre cuidados com nosso corpo, higiene e outros temas inesperados no qual fui questionada. A participação foi intensa, então espero que o objetivo tenha sido alcançado, que os manequins e a nossa dinâmica desta manhã possam ter ajudado no entendimento”, concluiu.

COMENTÁRIOS