Ação “Saúde mental e bem-estar” começa em Anhumas

Atividades irão até dezembro deste ano e são voltadas para melhorar a qualidade de vida da comunidade escolar.

64

Após exatos 50 dias do seu lançamento, em 9 de dezembro do ano passado, começou a ser realizado nesta sexta-feira (28), junto aos servidores municipais da educação de Anhumas, o programa “Saúde mental e bem-estar no contexto escolar: procedimentos de avaliação, diagnóstico e planejamento de estratégias de intervenção”. Neste primeiro momento, está sendo aplicado um questionário sociodemográfico e uma escala de avaliação do bem-estar no trabalho com informações estritamente confidenciais.

O programa inédito na área da educação, atende uma demanda levantada pela educadora e consultora Paulina Paulino junto ao Departamento Municipal de Educação, pelo qual responde a dirigente Enilde Maria Esperandio. Com o aval do prefeito Adailton Cesar Menossi foi buscada a parceria da Unoeste, através da Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária da Proext, junto ao pró-reitor Dr. Adilson Eduardo Guelfi e a coordenadora de ações extensivas gerais professora Cidinha Martines.

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, pelo qual é ofertado mestrado e doutorado, acolheu a proposta que foi abraçada pela coordenadora Dra. Camélia Santina Murgo, juntamente com a doutoranda Andressa Pereira de Souza que são psicólogas. Elas fizeram no final de 2021, a apresentação do programa que preparam para Anhumas, para o qual a Câmara Municipal abriu as portas. Agora, voltaram à cidade para colocar em prática as ações que irão até o final deste ano de 2022.

Os participantes receberão certificados da Fundação Oeste Paulista de Inovação (Fopi), vinculada à Unoeste e responsável pela formalização de parceria com a Prefeitura de Anhumas. Além dos mais de 90 servidores que são os professores e outros profissionais, o programa atenderá os cerca de 400 alunos e seus familiares. As ações são voltadas para ajudar a lidar melhor com as tensões normais da vida, atuar de forma mais produtiva e promover envolvimento comunitário para o bem de todos.

Apoio:


 Camélia e Andressa desenvolveram as primeiras ações do programa no setor administrativo da educação municipal; na Creche Professora Clotildes Lopes Trevisan, pela qual responde a diretora Marisilvia Bernades Souto; na Escola de Educação Infantil Professor José Ede Duela, da diretora Julia Cristina Palazzi Gil; e na Escola de Educação Fundamental Adhemar Palmiro, da diretora Joicileia Passone Vieira. Parte dos servidores não pode participar; em isolamento por causa da Covid-19.

COMENTÁRIOS