Acadêmicos de Farmácia da Unoeste orientam a população sobre o uso de medicamentos

101

Em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, lembrado nesta sexta-feira, 5 de maio – data criada para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação –, o curso de Farmácia da Unoeste realizou pela manhã, na Praça 9 de Julho, Centro de Presidente Prudente, e à tarde no calçadão do campus 1 da universidade, a ação extensiva denominada “Farmacêutico na Praça”.

A atividade, realizada em parceria com o Conselho Regional de Farmácia (CRF) e a Secretaria Municipal de Saúde, oferece a quem transita pelo local, orientações sobre o uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação. Ambas as práticas ainda são as principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios.

A sensibilização que tinha como foco principal orientar a população sobre o uso correto de medicamentos, riscos do autocuidado e o descarte adequado de remédios, também trouxe orientações sobre doenças, como diabetes, hipertensão arterial, obesidade, além de outras doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS e hepatite. “Hoje, devido ao elevado número de casos, também demos um foco especial a dengue”, adiantou a professora do curso de Farmácia que acompanhou a ação, Gabriela Haro de Melo.

Além das orientações, os acadêmicos também realizaram testes de glicemia capilar, avaliação dos pés das pessoas com diabetes e aferição da pressão arterial. “É bastante gratificante participar desse tipo de atividade porque a gente enquanto docente pode observar a evolução dos nossos alunos. Eles conseguem acolher bem os pacientes, fazer as orientações. Hoje deu pra ver que aquilo que a gente trabalha em sala de aula, eles conseguem colocar em prática durante essas atividades”, contou a professora Gabriela que é responsável pela disciplina de Fisiopatologia.

Apoio:


A professora destacou ainda que esse tipo de evento beneficia tanto a população, como os próprios acadêmicos. “É uma troca na verdade. Pra população é um ganho porque as pessoas acabam recebendo atenção, carinho também porque nossos alunos são muitos atenciosos. E pra gente é um ganho na medida que a gente consegue ver que nosso trabalho gera frutos, ao observarmos isso no desenvolvimento dos alunos. Eles vão chegar no mercado de trabalho já com esse tipo de experiência, de como lidar com paciente, como conversar, como fazer a orientação. Então eu acho que é sempre muito positivo”, destacou.

Futuros farmacêuticos

A acadêmica Júlia França Zulianelli, que está no segundo ano de Farmácia na Unoeste, conta que gostou de ter participado da sensibilização de hoje. “Esse tipo de trabalho de orientação, que nos coloca em contato direto com a população, é de grande importância tanto para o nosso desenvolvimento acadêmico, quanto para a promoção de saúde através da atenção farmacêutica. A experiência me proporcionou um olhar mais abrangente sobre a população e suas necessidades, além do desenvolvimento da prática de aferição de pressão arterial e glicemia, e do trabalho em equipe”, resumiu.

Também aluna do 2º ano de Farmácia, a estudante Pietra de Matos Santos trabalhou nas frentes de teste de glicemia capilar e aferição da pressão arterial. E conta que aprendeu muito no Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. “Eu, como futura farmacêutica, sou responsável pela realização de ações de educação em saúde. E poder participar dessa ação de hoje foi muito gratificante. Pude colocar em prática tudo o que vi até agora nas aulas teóricas”, concluiu.

COMENTÁRIOS