Preocupado com crescentes casos de dengue, prefeito convoca reunião de emergência

Presidente Prudente já registrou 71 casos de dengue neste começo de ano.

64

O prefeito Ed Thomas convocou nesta quinta-feira (26) uma reunião com as equipes da Secretaria de Saúde, Meio Ambiente, Comunicação e Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), para tratar de novas medidas visando conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e chikungunya.

As ações estão focadas, sobretudo, no combate ao descarte irregular de lixo na cidade, que tem se tornado um problema crônico de saúde pública. O chefe do executivo determinou a intensificação dos mutirões de cata-treco e zeladoria, que vêm ocorrendo aos fins de semana. Ele também solicitou o apoio da Polícia Militar Ambiental, por meio do capitão PM Júlio Cesar Cacciari de Moura, para multar com mais frequência os infratores, uma vez que o descarte irregular configura crime ambiental.

Outra alternativa estudada pelo grupo é a instalação de câmeras de monitoramento em locais já mapeados como pontos de descarte. “Precisamos fechar o cerco contra essas pessoas que estão emporcalhando a nossa cidade. Não existe justificativa para essa atitude que traz tantos transtornos à nossa cidade, seja do ponto de vista ambiental, seja da saúde pública. O mosquito da dengue se reproduz nesses locais, os escorpiões, também”, declarou o prefeito Ed Thomas.

Ele reforça que o município dispõe, atualmente, de quatro ecopontos para descarte de resíduos não orgânicos, sendo um apenas para pneus, localizado no Recinto de Exposições, e outros três para materiais diversos, como móveis, podas de árvores, eletrodomésticos, pequenas porções de entulho e até óleo de cozinha. Eles estão localizados nos seguintes endereços:

Apoio:


1.   ECOPONTO SABARÁ

Rua Adelino Rodrigues Gatto X Rua Afonso Vincoleto

2. ECOPONTO CAMBUCI

Rua João Lopes do Nascimento S/Nº

3. ECOPONTO RESIDENCIAL BONGIOVANI

Rua Maria Lenita de Macedo Bongiovani X Rua Paulo Aniceto Siqueira

É importante ressaltar que a dengue segue com números alarmantes. Em 2023, já foram registrados 71 casos de dengue, e outros 751 registros aguardam resultados dos exames. No ano passado, foram  7.383 positivos e seis óbitos, além de uma morte suspeita aguardando confirmação.

COMENTÁRIOS