Prefeito decreta emergência de saúde pública após Prudente registrar 1136 casos de dengue

176

Diante do crescimento alarmante no número de casos de dengue em Prudente, o prefeito Ed Thomas decretou nesta sexta-feira, 17 de fevereiro, situação de Emergência na Saúde Pública do município, para que sejam intensificadas as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti e o atendimento às pessoas infectadas pelo vírus.

Conforme o decreto nº 34.008/2023, fica autorizada, em caráter excepcional, a contratação temporária de profissionais de saúde, bem como pagamento de horas extras aos servidores da pasta. A administração municipal também fica autorizada a determinar e executar quaisquer medidas necessárias ao controle das doenças e do mosquito transmissor, nos termos da Lei Municipal nº 9.249/2016.

O texto ainda determina a mobilização intensiva da Coordenadoria de Defesa Civil, Vigilância Epidemiológica e dos órgãos de saúde do município no controle da proliferação do Aedes no município.

Entre as justificativas para a publicação do decreto, está o crescimento vertiginoso no número de casos de dengue neste ano em comparação com igual período do ano passado. Se nos dois primeiros meses de 2022 houve 58 casos confirmados de dengue, neste ano o número já chega a 1.136, além de 1.624 exames aguardando resultado. Há ainda um óbito confirmado e dois que aguardam resultado confirmatório.

Apoio:


O texto trata de fatores que agravam a situação da dengue em 2023, como o alto índice de chuvas e o desabastecimento do inseticida por parte do Ministério da Saúde, que dificultam a realização de ações de nebulização e consequentemente a eliminação do mosquito.

COMENTÁRIOS