Energisa intensifica inspeções em imóveis com suspeitas de furtos em Presidente Prudente

152

A Energisa Sul-Sudeste começou o ano intensificando as ações de combate a furtos e fraudes de energia em Presidente Prudente em região.

Somente neste mês de janeiro foram realizadas mais de 130 inspeções e confirmadas mais de 15 irregularidades, totalizando um desvio de 116.245 kWh de energia e prejuízo financeiro de R$ 95.677,23. A esses números, somam-se mais quatro irregularidades que foram identificadas na manhã desta quinta-feira (26), em apenas meio período de atuação das equipes. Na lista dessas ocorrências estavam imóveis com ligação clandestina feita direto na rede da concessionária, casas e estabelecimentos comerciais com medidores adulterados para impedir a contabilização do real consumo de energia no local. 

“São situações de risco à segurança tanto da comunidade como do sistema elétrico. Além disso, as intervenções na rede elétrica geralmente são feitas por pessoas que não têm conhecimento técnico. Isso potencializa o perigo de acidentes como choque elétrico, um incêndio e até a morte do interventor ou de terceiros”, explica o coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia, Renan Felix Fernandes Souza. 

Por esse motivo a Energisa tem realizado as inspeções técnicas em locais suspeitos, reforçando o trabalho preventivo cujos resultados são os citados acima. Além de Presidente Prudente, neste primeiro mês de 2023 as equipes de combate a perdas de energia já percorreram em inspeções pelos municípios de Adamantina, Álvares Machado, Indiana, Lucélia, Martinópolis, Presidente Epitácio, Regente Feijó e Salmourão. 

Apoio:


Ação contínua 

De janeiro a dezembro de 2022 a Energisa realizou 2,2 mil inspeções nas 24 cidades da região de Prudente. Destas, 316 irregularidades confirmadas, resultando em um prejuízo de mais de 942 mil kWh de energia (suficiente para abastecer 4.713 casas populares) e R$ 798 mil. 

“Os furtos e fraudes na rede impactam na qualidade do fornecimento de energia elétrica, na arrecadação de impostos e na receita da empresa, o que compromete os investimentos em melhorias e serviços que beneficiam todos os clientes regularmente ligados ao sistema de distribuição de energia”, acrescenta Renan.      

Além disso, a energia desviada acaba sendo dividida entre os consumidores que pagam a conta em dia. Ou seja, o prejuízo financeiro do furto de energia vai para todos os clientes regulares. Por isso a importância da comunidade denunciar a prática. A denúncia pode ser feita nos canais de atendimento da Energisa, e a identidade do denunciante é mantida em total anonimato. Basta acessar www.energisa.com.br na aba Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia, ou falar gratuitamente pelo telefone 0800 70 10 326.   

COMENTÁRIOS