COVID-19: Governo paulista reclassifica Prudente na fase laranja

117
Foto: Lourivalter Gonçalves

Após passar 15 dias no estágio mais restritivo do Plano São Paulo, a atualização desta sexta-feira (08) definiu o avanço do Departamento Regional de Saúde (DRS 11) de Presidente Prudente para a fase laranja, denominada “controle”. As novas regras passam a valer a partir da próxima segunda-feira (11/01), conforme orientações do Governo do Estado. O decreto municipal também será publicado no dia 11, após a publicação estadual.

Diferentemente das atualizações anteriores, a fase laranja passa a operar de maneira menos restrita, sendo possível o funcionamento dos mesmos estabelecimentos permitidos na fase amarela, porém com operação máxima diária de 8 horas e atendimento presencial somente até às 20h. Dentro dessas limitações de horário, cada segmento tem autonomia para definir o seu expediente. Há uma restrição específica para bares, que estão proibidos de atender presencialmente.

A capacidade de ocupação dos estabelecimentos também foi ampliada, de 20% para a 40%. Os parques estaduais, que até então seguiam fechados, foram liberados para abertura.

Em contrapartida, a fase laranja sofreu endurecimento quanto ao parâmetro de ocupação máxima de leitos de UTI, que passou de 75% para 70%. Caso a DRS atinja os 70%, já será reclassificada. Hoje, a região de Prudente tem 74,5% de ocupação.

Apoio:


Os novos critérios foram alterados após estudos realizados pelo Centro de Contingência, conforme anunciado em coletiva de imprensa.

Na mesma coletiva, o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, anunciou a locação de 20 novos leitos para a DRS de Presidente Prudente, sendo 10 no Hospital Regional e 10 na Santa Casa. Segundo ele, ainda estão em negociação com o Hospital do Câncer para a liberação de mais 10 leitos de UTI e 80 leitos clínicos.

A próxima atualização do Plano São Paulo está agendada para 5 de fevereiro, mas segue com a regra da reclassificação a qualquer momento, caso necessário.

Fonte: Secretaria de Comunicação

COMENTÁRIOS