Empresa cria vaso sanitário desconfortável para evitar “perda de tempo” de funcionários

237

Uma startup britânica gerou controvérsia ao desenvolver um item que, na teoria, aumentaria a produtividade dos funcionários de empresas. Trata-se do Standart Toilet, um vaso sanitário projetado para gerar desconforto após um determinado tempo de uso. A ideia, segundo a empresa, é evitar que os usuários passem muito tempo no banheiro – usando o celular, por exemplo.

Segundo a empresa, a demora dos funcionários no banheiro custa mais de 4 bilhões de libras para a indústria britânica anualmente.

A “solução” encontrada pelo negócio foi criar um design de assento inclinado. Dessa forma, o usuário passa a sentir um desconforto nas costas e pernas caso passe muito tempo sentado.

Controvérsia

O produto não foi bem recebido pelos internautas. Comentários como “vocês odeiam os trabalhadores” e “diga ‘adeus’ para o seu conforto” estavam entre as críticas.

Apoio:


Segundo o CEO da StandartToilet, Mahabir Bill, o produto foi aprovado pelas agências de controle britânicas e “não causa desconforto o suficiente para gerar problemas de saúde”.

O executivo ainda afirma que o produto possui diversos benefícios para a saúde, tais como melhorar a postura dos funcionários e evitar doenças como as hemorroidas. Mesmo assim, ele afirma que o produto não é destinado para os trabalhadores. “Os maiores beneficiados precisam ser os empregadores, não os funcionários”, disse em entrevista para o portal Wired.

Mesmo assim, o produto não esteve imune de críticas até mesmo do meio acadêmico. Segundo Jennifer Kaufmann-Buhler, professora da universidade norte-americana Purdue University, em Indiana, o banheiro é um dos poucos locais que os trabalhadores conseguem ter privacidade no ambiente corporativo.

A especialista ainda afirma que privar os trabalhadores disso é o equivalente a tirar sua autonomia e impor uma lógica de que o trabalho deve ser ininterrupto.

Atualmente, o produto está a venda por preços que vão de 200 até 650 libras (entre R$ 1 mil e R$ 3,4 mil).

COMENTÁRIOS