Vacinação Covid: Recebimento das primeiras doses da vacina está previsto para esta sexta-feira

Cerca de 9 mil profissionais da saúde serão imunizados nesta primeira fase

176
Banco de Imagens: Unsplash

Com o início da imunização contra a Covid-19 no estado, no último domingo, 17, Presidente Prudente já se prepara para receber as doses da vacina ainda esta semana.

De acordo com o Governo do Estado, as doses devem chegar ao Oeste Paulista até sexta-feira, dia 21.

Apesar de não informar os quantitativos iniciais que serão enviados nesta semana, a Prefeitura já se prepara para iniciar o plano de vacinação, contando com uma eficiente rede de frio para armazenamento das vacinas, além dos 27 postos de vacinação distribuídos pela cidade.

Inicialmente, seguindo as orientações do Estado, a imunização contra a Covid-19 abrangerá os profissionais da Saúde. Mais de 9 mil receberão a dose da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan, aprovada pela Anvisa.

Apoio:


O próximo grupo de risco, que receberá a imunização contra a Covid em Prudente, é o de idosos. Estima-se que a população com mais de 60 anos do município chega a 29 mil, segundo dados da Prefeitura.

A vacinação dos idosos ocorrerá por demanda espontânea nos 27 postos de vacinação da cidade, já os acamados ou moradores de clínicas de repouso receberão a imunização sem precisar sair de casa, por meio das equipes volantes.

Sobre a imunização

A vacinação com a CoronaVac compreende duas fases. Após tomar a primeira dose, o cidadão deve aguardar entre 14 a 28 dias para reforçar a imunização com a segunda dose da vacina.

Durante este período, os especialistas em saúde sanitária e epidemiológica recomendam a manutenção dos métodos preventivos, já usados atualmente, como máscaras, assepsia com álcool gel e isolamento social, até que a vacina atinja o nível de eficácia esperado.

Essas medidas também devem ser seguidas até que boa parte da população já tenha sido imunizada, estabelecendo total segurança sanitária no país.

COMENTÁRIOS