Unoeste é representada em encontro internacional na Espanha

145

O diretor geral da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, está em Valência, na Espanha, participando do 5º Encontro Internacional de Reitores Universia. Ele integra o rol de 700 líderes universitários do planeta convidado para o evento realizado com o apoio do Banco Santander.

O encontro que começou nessa segunda-feira (8) segue até a próxima quarta (10) e prioriza nos debates o tema “Universidade e Sociedade”. As atividades incluem discussões de eixos temáticos e webinários, e ocorrem nas instalações da Cidade das Artes e das Ciências, um inovador centro de divulgação científica e cultural à margem do rio Turia.

Os reitores e líderes universitários presentes representam 14 países, e além deles, também participam como convidados, personalidades da política e representantes de empresas e instituições nacionais e internacionais. Entre as personalidades convidadas, participam o físico espanhol e vencedor do Prêmio Príncipe de Astúrias 2006, Ignacio Cirac, e o economista, reitor e ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Larry Summers. Nesta segunda, no primeiro dia do evento, os reitores participaram de um encontro com o rei da Espanha, Felipe VI, chefe da Casa Real de Bourbon. Ele é considerado um dos monarcas mais populares do planeta.

Todos os participantes estão envolvidos nos debates que giram em torno de três eixos principais: aprendizagem ao longo da vida, estímulo ao empreendedorismo e à inovação, e redes e conexão entre universidades, governos e outras instituições. O motivo principal pelo qual os eixos que estão sendo trabalhados no encontro é desenvolver estratégias para melhorar o impacto do ensino superior na sociedade.

Apoio:


No primeiro, intitulado “acompanhando a formação ao longo da vida”, os esforços dos reitores participantes estão sendo mirados em novos modelos de aprendizagem, no desenvolvimento de habilidades transversais e no papel da universidade na formação ao longo da vida. No eixo 2, “impulsionando o empreendedorismo e a inovação”, o empreendedorismo, a inovação e a transferência de tecnologia em resposta aos desafios sociais estão sendo priorizados na abordagem. E no eixo 3, “, fomentando as redes e a interconexão”, o foco do trabalho tem levado em consideração a mobilidade acadêmica, a ciência aberta e a cooperação universidade-empresa como veículos de promoção do desenvolvimento social e econômico.

A participação dos reitores no diálogo sobre a universidade e a sociedade, tema principal do encontro, já tem ocorrido desde outubro de 2022. Por isso, uma série de outras atividades para além dos eixos temáticos, também compõem a programação do evento que já vinha ocorrendo. Entre elas, destaque para a “consulta aos reitores”. Esse trabalho é voltado para os reitores que fazem parte da Universia, e que consiste numa consulta online que procura conhecer a capacidade das universidades e responder aos principais desafios da humanidade, bem como os mecanismos de apoio que desenvolvem para enfrentá-los.

Outra atividade importante diz respeito aos webinários, que foram concebidos como espaços para tornar visível e promover a participação no Encontro Internacional de Reitores da Universia. Foram eles o ponto de partida para as discussões do painel que ocorrem em Valência, considerada a capital europeia do turismo inteligente.

Tome nota!

O evento pode ser acompanhado por streaming na rede corporativa do Banco Santander e vai terminar com a publicação do Manifesto de Valência, em que serão identificadas diversas áreas de atuação em que a universidade poderá desenvolver propostas de valor para contribuir com um avanço social e econômico mais sustentável para a sociedade, da educação à pesquisa e a inovação.

Vale destacar que essa 5ª edição do Encontro Internacional de Reitores Universia é uma continuidade aos encontros anteriores que foram realizados em Salamanca, na Espanha, em 2018, no Rio de Janeiro em 2014, em Guadalajara, no México, em 2010 e em Sevilha, na Espanha, em 2005. O evento tem forte envolvimento na organização do Banco Santander, que mantém o compromisso com o avanço e o crescimento inclusivos e sustentáveis. É uma aposta pioneira e sólida na educação e com o empreendedorismo e a empregabilidade.

COMENTÁRIOS