Após convênio com Estado, Hospital do Câncer receberá pacientes oncológicos do HR

41

O Hospital do Câncer (HC) de Presidente Prudente assinou nesta segunda-feira (13/07) o convênio com o Governo do Estado de São Paulo para acolher pacientes oncológicos e de outras patologias do Hospital Regional (HR) ‘Doutor Domingos Leonardo Cerávolo’. Assim, o HR poderá ampliar sua estrutura de leitos clínicos e de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) para tratamento de pacientes de coronavírus, a Covid-19.

No convênio, firmado por três meses, serão repassados R$ 6,3 milhões ao Hospital do Câncer para custeio de dez leitos de UTI adulta e 80 leitos clínicos, bem como para contratação de 186 funcionários de diversas áreas, compra de medicamentos e materiais, realização de exames e serviços médicos. O valor será depositado em três parcelas.

Durante a assinatura, conduzida pelo presidente do HC, Francelino Magalhães, o titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Valmir da Silva Pinto, afirmou que desde o início da pandemia de Covid-19, este é o momento mais aguardado pelo Governo Municipal. “A doença avançou e a ampliação da capacidade de atendimento se mostrava urgente. A concretização dessa parceria é uma vitória na luta contra a pandemia”.

O prefeito Nelson Bugalho ressaltou que havia uma pressão maciça dos chefes do Executivo da região para formalização do convênio. Bugalho, que representa a região no conselho municipalista, lembrou ainda que o convênio contou com apoio do deputado estadual Mauro Bragato. “A resistência foi grande para que este convênio fosse firmado, mas graças ao empenho de todos os envolvidos, finalmente conseguimos”.

Apoio:


Bugalho acrescentou ainda que além de disponibilizar novos leitos ao enfrentamento da Covid-19, o convênio é mais um passo importante para que o Hospital do Câncer estabeleça uma parceria sólida com o Governo do Estado para conseguir ampliar os atendimentos.

Vale lembrar que no início de abril o prefeito de Prudente havia anunciado, em reunião no Hospital do Câncer, a possibilidade do convênio junto ao Estado de São Paulo. Da data até a assinatura do mesmo, realizada nesta segunda, foram pouco mais de três meses de diversas tratativas com a esfera estadual para que a parceria fosse firmada.

Compuseram a mesa da assinatura do convênio o prefeito, o secretário de saúde, o presidente do Hospital do Câncer, o provedor da Santa Casa, Itamar Alves, e o deputado estadual Mauro Bragato.

Fonte: Secretaria de Comunicação

COMENTÁRIOS