Após convênio com Estado, Hospital do Câncer receberá pacientes oncológicos do HR

33

O Hospital do Câncer (HC) de Presidente Prudente assinou nesta segunda-feira (13/07) o convênio com o Governo do Estado de São Paulo para acolher pacientes oncológicos e de outras patologias do Hospital Regional (HR) ‘Doutor Domingos Leonardo Cerávolo’. Assim, o HR poderá ampliar sua estrutura de leitos clínicos e de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) para tratamento de pacientes de coronavírus, a Covid-19.

No convênio, firmado por três meses, serão repassados R$ 6,3 milhões ao Hospital do Câncer para custeio de dez leitos de UTI adulta e 80 leitos clínicos, bem como para contratação de 186 funcionários de diversas áreas, compra de medicamentos e materiais, realização de exames e serviços médicos. O valor será depositado em três parcelas.

Durante a assinatura, conduzida pelo presidente do HC, Francelino Magalhães, o titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Valmir da Silva Pinto, afirmou que desde o início da pandemia de Covid-19, este é o momento mais aguardado pelo Governo Municipal. “A doença avançou e a ampliação da capacidade de atendimento se mostrava urgente. A concretização dessa parceria é uma vitória na luta contra a pandemia”.

O prefeito Nelson Bugalho ressaltou que havia uma pressão maciça dos chefes do Executivo da região para formalização do convênio. Bugalho, que representa a região no conselho municipalista, lembrou ainda que o convênio contou com apoio do deputado estadual Mauro Bragato. “A resistência foi grande para que este convênio fosse firmado, mas graças ao empenho de todos os envolvidos, finalmente conseguimos”.

Bugalho acrescentou ainda que além de disponibilizar novos leitos ao enfrentamento da Covid-19, o convênio é mais um passo importante para que o Hospital do Câncer estabeleça uma parceria sólida com o Governo do Estado para conseguir ampliar os atendimentos.

Vale lembrar que no início de abril o prefeito de Prudente havia anunciado, em reunião no Hospital do Câncer, a possibilidade do convênio junto ao Estado de São Paulo. Da data até a assinatura do mesmo, realizada nesta segunda, foram pouco mais de três meses de diversas tratativas com a esfera estadual para que a parceria fosse firmada.

Compuseram a mesa da assinatura do convênio o prefeito, o secretário de saúde, o presidente do Hospital do Câncer, o provedor da Santa Casa, Itamar Alves, e o deputado estadual Mauro Bragato.

Fonte: Secretaria de Comunicação

:::.............. COMENTÁRIOS ..............:::