JANEIRO BRANCO, FEVEREIRO ROXO; QUAIS SÃO AS CORES DA SAÚDE EM CADA MÊS?

124

Outubro rosa, novembro azul, janeiro branco… Quase todo mês há uma campanha para que doenças específicas ganhem a atenção da mídia e dos especialistas. Sites como o https://saudelogo.com ajudam a diversificar as informações sobre enfermidades que afetam milhares de pessoas.

Em janeiro, o foco é a saúde mental. O janeiro branco surgiu com o objetivo de mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, mudando a compreensão que ainda é cercada de tabus, e também para promover maior acessibilidade de saúde mental a todos os indivíduos e a sociedade como um todo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão é o gatilho para problemas mentais em escala mundial. Dados recentes pontuam que há, em média, 450 milhões de pessoas com doenças mentais e comportamentais.

Apesar de ainda não existir um calendário oficial, as campanhas são cada vez mais conhecidas em todo Brasil, sempre com o intuito de demandar o serviço público e atingir a população de maneira positiva.

Apoio:


Veja, abaixo, as cores dos meses na prevenção de doenças:

JANEIRO ▓▓▓ Branco:
Mente sã, corpo são. O primeiro mês do ano é um alerta sobre a saúde mental. As ações dessa campanha buscam ressaltar a importância de cuidarmos não só da parte física, mas como emocionais para o melhor equilíbrio e bem-estar.

FEVEREIRO ▓▓▓ Roxo / ▓▓▓ Laranja:
Apesar de ser mais curto que os demais, fevereiro é um dos meses com mais causas engajadas. O período é referente ao combate da conscientização da lúpus, do Mal de Alzheimer e da fibromialgia. O segundo mês do ano também tem uma campanha “alaranjada”, para conscientizar sobre a leucemia.

MARÇO ▓▓▓ Azul Escuro:
A campanha durante todo o mês de março é voltada ao debate sobre a prevenção ao câncer colorretal.

ABRIL ▓▓▓ Azul:
É um dos meses que já tem campanha bem conhecida e estabelecida no mundo todo. O Abril Azul é voltado ao debate sobre o autismo, por causa do dia 02/04, que é data do “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”.

MAIO ▓▓▓ Amarelo / ▓▓▓  Vermelho:
O quinto mês do ano é destinado à prevenção de acidentes de trânsito. Já o “Maio Vermelho” tem como objetivo principal informar sobre a hepatite.

JUNHO ▓▓▓ Vermelho:
O laço vermelho do sexto mês do ano é indicativo para a importância de doar sangue. Isso se deve ao dia 14/06, o “Dia Mundial do Doador de Sangue”. Junho ainda se colore de Laranja para a conscientizar sobre a anemia.

JULHO ▓▓▓ Amarelo:
O sétimo mês do ano ganha a cor amarelada para trazer à tona a conscientização sobre o câncer ósseo e também as hepatites virais.

AGOSTO ▓▓▓ Dourado:
Neste mês, entre os dias 01 e 07, acontece a “Semana Mundial da Amamentação”. O período é destinado às informações sobre o aleitamento materno.

SETEMBRO ▓▓▓ Vermelho / ▓▓▓ Verde:
O nono mês do ano fica vermelho para ressaltar a importância de cuidarmos da saúde do coração. O período também destaca ações sobre a doação de órgãos e a prevenção do câncer no intestino. Para essas duas campanhas, o mês se pinta de verde.

OUTUBRO ▓▓▓ Rosa:
O Outubro Rosa foi uma das primeiras campanhas criadas (Iniciou nos Estados Unidos na década de 1990) e é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama.

NOVEMBRO ▓▓▓ Azul:
O novembro azul serve para conscientizar a população, especialmente os homens, sobre a importantância de prevenir e combater o câncer de próstata. Além disso, a cor também serve para campanhas voltadas aos cuidados da diabetes.

DEZEMBRO  ▓▓▓ Laranja / ▓▓▓ Vermelho:
O “Dezembro Laranja”, serve para conscientizar sobre a importância de combater o câncer de pele, enquanto o “Dezembro Vermelho”, ressalta a necessidade de prevenir a AIDS.

COMENTÁRIOS